Home  > Notícias do Varejo  > Já está aberta a chamada para projetos de eficiência energética

Já está aberta a chamada para projetos de eficiência energética

A intenção é incentivar a mudança de comportamento do consumidor de energia elétrica e promover a redução significativa do consumo

Está aberto o prazo para que interessados enviem propostas para a Chamada de Projeto de Eficiência Energética Prioritário nº 001/2014 – Ações de Comunicação e Marketing para Melhoria da Eficiência Energética no Uso Final de Energia Elétrica. A ideia é incentivar a mudança de comportamento do consumidor de energia elétrica e promover a redução significativa do consumo. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A chamada também tem os seguintes objetivos: retirada de demanda no horário de ponta do sistema por meio da criação de hábitos mais eficientes e racionais de uso e manutenção dos equipamentos elétricos; substituição de aparelhos obsoletos e ineficientes por outros de menor consumo e maior eficiência; divulgação do Programa de Eficiência Energética – PEE regulado pela Aneel e ampliação do seu escopo de atuação; divulgação da existência de modalidades tarifárias que incentivam o uso eficiente das redes de distribuição, como a Tarifa Branca, e o consumo de energia, como o Sistema de Bandeiras Tarifárias e de pré-pagamento.

Programa de Eficiência Energética

De acordo com os contratos de concessão celebrados com a ANEEL, as concessionárias de distribuição de energia são obrigadas a aplicar anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE regulado pela Agência.

O PEE representa a maior fonte de recursos disponível para eficiência energética no país, com cerca de R$ 450 milhões por ano, além de ter grande capilaridade, pois é executado por 101 empresas (63 concessionárias e 38 permissionárias) em todo território nacional. Veja abaixo o cronograma de execução da Chamada de Projeto. (PG)

Fonte: www.aneel.gov.br e  www.cpfl.com.br