Home  > Notícias do Varejo  > Jonas Donizette, o mais votado na região, abre série de entrevistas sobre o varejo

Site vai mostrar planos dos deputados eleitos para o setor

O site do Sindivarejista de Campinas e Região dá início a uma série de entrevistas com o objetivo de mostrar os planos para o setor varejista dos deputados da região eleitos no pleito 2010. O primeiro a falar de suas propostas é o novo representante de Campinas no Legislativo Nacional, que teve na região a maior votação para a Câmara dos Deputados. Com mais de 162 mil votos, Jonas Donizette (PSB) conquistou nas urnas a sua vaga no Congresso Nacional.
De acordo com o recém-eleito deputado federal, defender a ampliação de Viracopos, a implantação do TAV e a mobilização por mecanismos que garantam a equidade tributária serão as suas bandeiras no Congresso Nacional. O parlamentar, que exerce atualmente o seu segundo mandato consecutivo naAssembleia Legislativa de São Paulo, entende que essas causas vão garantir um crescimento sustentável para o segmento.
Na entrevista, Jonas Donizette também destacou a importância do varejo como empregador e como ordenador do espaço urbano. Confira os principais trechos da entrevista abaixo.O que o senhor pretende fazer em relação ao comércio da região?Jonas Donizette – Primeiramente, gostaria de fazer desse espaço uma oportunidade para agradecer mais uma vez o povo de Campinas e região por ter recebido esses 162.144 votos. Entendo o comércio como parte importante da vida da cidade. Na Região Metropolitana de Campinas, esse setor é o maior empregador, mas a importância vai além do peso econômico. É o varejo que permite ao público o acesso a uma extensa variedade de produtos e serviços, o que oxigena a economia e ajuda a promover, de diversas maneiras, a qualidade de vida da população. O comércio, contudo, não se limita a um papel econômico, mas também urbanístico, pois cria pontos de concentração e de referência no cenário urbano. No meu mandato, entendo, em um primeiro momento, que a defesa da ampliação de Viracopos e a implantação do TAV são formas de beneficiar o setor varejista da região de Campinas.Como o TAV e Viracopos podem auxiliar o comércio regional?Os investimentos no transporte têm um duplo impacto no varejo. A melhoria da infraestrutura aumenta a eficiência na logística da cadeia de abastecimento. Do mesmo modo, a rede de transportes intensifica o fluxo de pessoas, o que, sob vários aspectos, deve ajudar na expansão do setor. Acredito que tanto o TAV quanto a melhoria de Viracopos ajudarão a dar sustentabilidade a um processo de crescimento econômico do comércio de Campinas e região.O senhor planeja alguma iniciativa na área legislativa?Defendo a justiça tributária. Entendo a necessidade dos impostos: “Os impostos são o preço que pagamos para termos uma sociedade civilizada”, já disse com sabedoria o jurista Oliver Wendell Holmes (1841-1935), ministro da Suprema Corte dos EUA. Temos, porém, que lutar para manter a equidade na relação das empresas e dos cidadãos frente ao poder público. Estou disposto a ouvir as demandas do setor. Minha história política comprova esse compromisso.O senhor já desenvolveu alguma ação em defesa do varejo como deputado estadual?

Sim. Fui o relator especial da Lei 12.058/ 2005, que reduziu o imposto para os produtos derivados da farinha de trigo. Conseguimos com isso ampliar o acesso da população, sobretudo a mais carente, a gêneros alimentícios de primeira necessidade. Quis incentivar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Estado de São Paulo. Conseguimos reduzir os impostos para as pequenas e médias empresas. Também auxiliei o varejo de materiais de construção, apoiando e ajudando a aprovar na Assembléia as leis que reduziram para 12% o ICMS sobre lou&ccedccedil;as sanitárias, produtos cerâmicos e materiais de construção. Como já disse, entendo o varejo como um indutor de crescimento, de qualidade de vida e de sustentabilidade econômica à nossa cidade. Quero ouvir o setor varejista. No que eu puder ajudar o setor, estarei à disposição.

Acompanhe a atuação do deputado Jonas Donizette pelo site

http://www.jonasdonizette.com.br/. O endereço para e-mail é: jonasdonizette@terra.com.br .

Veja as outras entrevistas da série Perspectivas do Varejo:

Guilherme Campos

Célia Leão