Jornal Destak também publica notícia sobre ações trabalhistas no varejo

by Webmaster | 21/07/2015 15:27

O jornal Destak também publicou uma reportagem sobre o aumento de ações trabalhistas no varejo. A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, explica que o comerciante deve se preparar e se capacitar para evitar enfrentar ações judiciais. O SindiVarejista tem se preocupado com isso e oferecido aos seus representados capacitação por meio do Gestão de RH. Confira:

O número de ações trabalhistas movidas contra os comerciantes da região de Campinas, em 2014, foi o maior desde 2005. Ano passado, foram abertos 21.342 novos processos na Justiça. Os dados do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) significam um aumento de 108% em nove anos, de acordo com o portal G1. Apenas em Campinas, de 2013 para 2014 o número de processos aumentou 114%. Passou de 1.262 para 2.710. Na cidade, é a maior alta desde 2006, quando foram registradas 3.289 representações.

Para a presidente do Sindivarejista (sindicato patronal dos empresários), Sanae Murayama Saito, os números refletem o despreparo e desconhecimento principalmente dos empresários de pequeno e médio porte. “Boa parte dos processos judiciais envolvem o não cumprimento da hora de descanso, pagamento de hora-extra, entre outros”, disse ao portal G1.

A Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) também avaliou que o excesso de processos acontece em razão da falta de conhecimento dos empresários sobre a legislação. Sanae considera que a melhor forma de reduzir o número de processos é a prevenção. “Uma ação na Justiça é muito cara e demanda muito tempo e energia de todos os envolvidos. Evitar as ações é a melhor alternativa tanto para o empregado quanto para o empregador”, disse.

O Sindivarejista e a Acic informaram que oferecem cursos gratuitos para os lojistas.

Fonte: Destak

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/jornal-destak-tambem-publica-noticia-sobre-acoes-trabalhistas-no-varejo/