Home  > Notícias do Varejo  > Loja Modelo Itinerante do Sebrae dá dicas de como melhorar as vendas

Loja Modelo Itinerante do Sebrae dá dicas de como melhorar as vendas

A loja traz as últimas novidades do setor e possibilita uma simulação completa dentro de uma loja. A visitação é feita acompanhada de um especialista que dá dicas de como melhorar sua loja

Uma loja com o que há de mais moderno em termos de atendimento, fidelização, segurança e controle de estoque e gestão pode ser visitada por comerciantes varejistas até o próximo sábado, dia 26, no estacionamento do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. A carreta Sebrae traz as últimas novidades do setor e possibilita uma simulação completa dentro de uma loja feminina de roupas e acessórios. Além disso, a visitação que é feita acompanhada de um especialista do Sebrae que dá dicas de como melhorar a atuação de seu estabelecimento.

“A loja é de roupa feminina, mas serve como experiência para qualquer tipo de varejo. Escolhemos montar neste seguimento porque no Estado a predominância é nessa área”, explicou Tais Fernanda Camargo Antonio, consultora do Escritório Regional do Sebrae Campinas.

A consultora afirmou que durante a visita que leva cerca de 40 minutos, 17 itens são destacados. O primeiro ponto do tour é a vitrine, ainda do lado de fora da carreta. “Falamos sobre os conceitos para montar uma vitrine que atraia o consumidor. Que precisa ser um cartão de visita à loja. Falamos sobre a luminosidade correta, da disposição dos manequins, e para evitar a colocação de produtos no chão, entre outras dicas”, disse.

Em seguida é destacado a importância da acessibilidade. Que ela não deve acontecer apenas na entrada na loja, mas sim, na área interna e nos provadores.

A consultora também ressaltou a importância de falar sobre as áreas nobres de uma loja. “A área mais importante é a direita de quem entra. No Brasil 98% das pessoas são destras e vão, inconscientemente, para este lado. Destacamos que nesses pontos é necessário usar um aramado que fique de frente com o look completo e produtos que chamam e atraiam atenção”.

Durante o passeio também é apresentado um sistema de controle de venda e segurança que comunica entre si. “Na loja existe uma antena e em todas as peças há um chip. Quando aquela peça passa pelo caixa, o sistema já envia informações para o estoque e registra tudo no fluxo de caixa. Ao mesmo tempo, integrado a esse sistema haverá câmeras que reconhecem a face das pessoas para registrar o cliente. Na próxima vez que ele entrar na loja, ele será identificado e a tela mostrará as peças que ele comprou”, explicou. Além disso, o sistema atua na área de segurança. “Funciona como antifurto. Ele registra a face da pessoa que comete esses atos e na próxima vez que ela entrar, o sistema avisa.”

O sistema completa custa cerca de R$ 20 mil, mas segundo a especialista é possível adquirir apenas algumas funções. “Ele tem várias funções como contagem de estoque, várias alertas de fluxo. É só escolher a preferência. A intenção da carreta é levar essas novidades aos empresários do setor e que ela tenha essa experiência para ver o que melhor encaixa em seu estabelecimento”, analisou.

Até sábado o Sebrae estima que 300 lojistas passem pelo local. As visitas são gratuitas e monitoradas, a partir das 10h, ocorrendo de uma em uma hora. Nos dias 23, 24 e 25 – de terça à quinta-feira – o período de visitação será das 10h às 20h, e no dia 26, sexta-feira, das 10h às 12h.

A Loja Modelo Itinerante já percorreu diversas cidades do Estado. A visita pode ser agendada pelo telefone: 3243-0277.


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br