Home  > Notícias do Varejo  > Mário Cortella apresenta palestra no aniversário do Sindivarejista

Mário Cortella apresenta palestra no aniversário do Sindivarejista

Filósofo Mário Sérgio Cortella foi a atração final da comemoração dos 70 anos do Sindivarejista, na manhã desta terça-feira, no Sesc Campinas. Veja álbum

O filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella foi a atração final do evento de comemoração aos 70 anos do Sindivarejista que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 06, no Sesc Campinas, com a presença de autoridades do Sesc, Senac, FecomercioSP, Sebrae, Acic, TRT, Amatra XV, Seccamp e autoridades políticas, entre elas o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PTB).

Cortella falou para cerca de 300 convidados sobre “O Comércio como agente do desenvolvimento local”. Autor de livros como “Qual é a tua obra?” e “Não se desespere!”, Cortella elogiou a preocupação do Sindivarejista em formar cidadãos por meios de ações como o projeto Conexão Social Sindivarejista.

“O comércio hoje tem seu papel no desenvolvimento da sociedade. É fundamental que ele interaja com seu entorno, apoiando e criando formas de melhorar a vida daquelas pessoas que vivem naquele local, com isso quem ganha é o próprio comerciante."

Para o filósofo, a atividade do comércio exige uma coragem imensa."O comerciante é uma pessoa corajosa. O primeiro negócio do meu avô materno era um comércio. Fui criado nesse ambiente. Eu tinha 10 anos e minha felicidade era ajudar no armazém de secos e molhados na minha família durante minhas férias. Naquela época os donos anotavam as compras numa caderneta, nessa época comprava-se feijão por litro, azeite por metro. O cálculo era muito variável. Foi daí que aprendi a ter coragem de estar em um comércio. Porque é preciso ter uma habilidade imensa, já que tudo que gira no entorno está fora daquilo que você pode gerenciar. Está tudo fora do seu controle.”

“Um sindicato não pode deixar de ter seus projetos junto à comunidade, não pode ter medo de se inserir. Um sindicato precisa lembrar que é preciso ter coragem pra ter iniciativa e não ser individualista. Você olha para a história do Sindivarejista e vê isso, há 70 anos aqueles homens que fundaram foram corajosos. E hoje existe essa coragem de atuar não só em seu mundo, mas em todo o seu entorno. O Sindivarejista está em várias cidades e é capaz de organizar e fazer crescer a capacidade desses pontos que leve melhora para toda uma regi&aatilde;o.”

“Deixo aqui três pensamentos extremamente consideráveis: é preciso ter medo, para ter coragem. E a sorte segue a coragem. O outro é um ditado africano que expressa a realidade deste sindicato: se quiseres ir apenas rápido, vá sozinho, agora se quiser ir pra bem longe vá com outra pessoa. O sindicato nos coloca longe. E pra ir longe temos que ir com mais pessoas. Além de que para ser melhor é preciso caminhar com os bons. O último pensamento é que a vaca não dá leite sozinha, ou seja, vá atrás, busque, lute. É isso que vejo no perfil desse sindicato que não se contenta em ficar apenas no básico, ele vai atrás, quer transformar o seu entorno."

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br