Eu Varejista: A Rainha das Pimentas

by Luciana Felix | 24/01/2018 17:49

A história empreendedora da Silvana Aparecida Barbosa, de 44 anos, começou quando ela ainda era criança e acompanhava os pais na banca de verduras no Mercadão Municipal. O pai Joaquim Barbosa, que era português, deixou o Rio de Janeiro para viver em Campinas onde comprou um box em 1958 onde trabalhou cerca de 40 anos.

“Eu cresci neste lugar, sempre acompanhei meus pais e cresci aqui em meio aos clientes”, conta Silvana. No entanto, o grande desafio para ela e sua mãe, Leoninda Barbosa, veio em 2000 quando o pai ficou doente e não tinha mais condições de trabalhar. “Ficamos eu e minha mãe sozinhas. Como não dirigíamos caminhão não tínhamos como buscar mercadoria e, na época, não conseguíamos nenhum fornecedor para trazer a verdura para nós. Chegamos a ficar com a banca vazia, sem mercadoria e sem dinheiro”, conta Silvana emocionada.

A oportunidade de melhorar a situação, no entanto, veio com um vendedor de Minas Gerais que oferecia pimenta Cumari. Silvana conta que ele costumava vender para um comerciante, mas que após o seu falecimento ficou sem cliente no Mercadão. “Ele passou na nossa banca e disse que havia oferecido para todos, mas que ninguém havia aceitado seu produto. Era um saco de 20 quilos e nós resolvemos ficar com a mercadoria e tentar vender.”

A saída da pimenta foi um sucesso e, em um mês, Silvana e sua mãe mudaram o nome do box para “Rainha das Pimentas”, deixando de vez a venda de verduras. A partir daí, passaram a comprar outros tipos de pimenta – em conserva e a granel – e hoje a banca já é tradicional na cidade e um dos poucos lugares onde é possível encontrar uma enorme variedade de pimentas. Hoje Silvana toca sozinha a banca da família após o falecimento de sua mãe, em 2011. “Sou feliz aqui, gosto de trabalhar no Mercadão. Penso que as coisas tinham que acontecer desta forma”, afirma a comerciante que espera que um dia, sua filha de quase dois anos, se interesse pelo lugar e pelo trabalho assim como ela.

Esta reportagem foi publicada na edição 43 do Nosso Varejo

Para ler na íntegra, clique aqui.[1]

Endnotes:
  1. Para ler na íntegra, clique aqui.: https://goo.gl/vgGJgP

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/mercadao-de-campinas-a-rainha-das-pimentas/