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Mini palestras no Sindivarejistas destacaram dicas de Comunicação para o Varejo

Especialistas da comunicação passaram conceitos e dicas de como melhorar as ações na conquista de novos clientes para plateia de 40 pessoas

Cerca de 40 empresários participaram na manhã desta terça-feira (10) das três mini palestras sobre “Comunicação para o Varejo” que aconteceu no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista. O evento foi promovido pelo sindicato e pelo Instituto Latino Americano para o Desenvolvimento e Cultura (Iladec).

Durante pouco mais de duas horas especialistas da área de comunicação e marketing de três agências de propaganda da região de Campinas passaram conceitos e dicas de como melhorar a atuação das empresas do setor varejista na área de comunicação e identidade, para assim conquistarem mais clientes.

A sócia-diretora da Agência Cãmis Propaganda Digital, de Pedreira, Ana Camila Carrari, falou um pouco sobre o conceito de marca e como formá-la. Para ela, uma marca fácil de ler é uma marca fácil de usar. “Várias marcas fortes e de sucesso usam apenas uma única cor. E são fáceis de ser identificadas. Exemplo é o Mcdonald’s e o Bradesco. Por isso a dica é não exagerar quando for desenvolver a sua. Quanto mais limpa e clara, ela será mais fácil de ser absorvida. Outra dica é não querer inventar muito, porque a marca tem que ser usual em qualquer situação. Não adianta ficar bonita em uma única forma de ser exposta”, explicou.

A diretora lembrou que é de extrema importância repeti-la. “No uniforme do funcionário, no veículo, na fachada. Tem que padronizar. Ela tem que ser simples, de fácil identificação e original”. A especialista explicou como costuma definir uma marca de uma empresa explicando o processo de criação do logo. “Fazemos um diagnóstico da empresa, avaliamos, ouvimos a história de como surgir, qual o público. A marca ou o logo tem que expressar tudo isso e muito mais de forma simples. Mas tudo tem que ser baseado na história das empresas.” A profissional também deu dicas de canais que ajudam a impulsionar o logotipo e abriu espaço para tirar dúvidas da plateia.
 
Quem são nossos clientes?

A segunda mini palestra falou sobre o marketing tradicional  e marketing direto, chamando a atenção para a necessidade de conhecer o próprio público consumidor. A Whatever Manager e sócia da agência B2S Interativa, Gislaine Betin, iniciou sua apresentação falando de marketing tradicional e usou o case da Apple com o tablet. “É quando você tem um produto e cria um desejo. A Apple faz isso muito bem e mudou um conceito que muitos não acreditavam que ia ocorrer quando lançou o tablet. Lembro bem que especialistas diziam que não ia pegar, pois era um aparelho que tinha menos funções do que um notebook e não era tão usual como um celular. Imagina que o público iria aceitá-lo. Hoje não preciso nem dar explicações. A Apple mudou o conceito das pessoas com o tablet. Os bebês nascem com o aparelho na mão hoje, sabem usar melhor do que a gente”, brincou.

Ela explica que o marketing direto identifica o público e cria um desejo para ele. “Por isso é preciso conhecer seus clientes. E não estou falando de público A, B com idade entre 20 e 30 anos. Não é isso. É um conhecer individual, dá trabalho, muito, mas é assim que tem que funcionar. Você tem que saber que o sujeito prefere isso ou aquilo. A forma é o cadastro com detalhes sobre o que ele compra”, explicou.

A especialista afirmou que a propaganda mudou muito nos últimos anos. “Antes olhava-se apenas preço x qualidade. Depois só a qualidade, depois a qualidade virou padrão básico para a sobrevivência. Agora o velho conceito de opinião é o que vale. A tal da propaganda boca a boca. Porém, o boca a boca passou a ser feito dentro da sua casa, na internet. Quem antes de efetuar uma compra não busca informações no Google? Todo mundo faz isso pra comprar um creme, um sapato até mesmo um carro. A compra mudou, e é preciso estar no lugar certo com as informações corretas e ter o atendimento mais correto ainda”, aconselhou.

Promoções para elevar vendas

Para fechar o ciclo de mini palestras, o sócio-fundador da WideCommerce, agência especializada em E-commerce, Leonardo Franco de Godoi, falou sobre promoção de vendas para aumentar a eficácia da força das vendas no comércio. “A promoção tem que chegar para fortalecer a venda, aumentá-la, para promover o produto, uma marca. Além de manter o consumidor mais perto de você”, salientou.

O especialista em e-commerce afirmou que até 2016 o Brasil será o 4º maior país do mundo em faturamento na internet. “Está mais do que na hora de amadurecer esse ponto e se mirar nos grandes varejistas que criaram uma plataforma que funcione, mas na medida de seu negócio.”

Ele ainda deu dicas e explicou algumas ações efetivas para promoções em lojas  físicas como sorteio, brindes, amostras grátis, eventos promocionais, entre outros. E também falou sobre como fazer promoções na loja da internet com e-mail marketing, hot sites, banners entre outras ações.

A presidente do Sindivarejista, Sana Murayama Saito, finalizou o ciclo de palestras alertando para a necessidade pela busca de conhecimento dos varejistas para as novas tecnologias e também de seu próprio cliente. “É preciso formar bancos de dados para conhecer o cliente que está sempre na sua loja. Ele tem que ser cuidado porque ele é quem vai falar de você. De outras formas é preciso resgatar esse valor.”

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