Mostra fotográfica interage com público e emociona aluno e professor

by Webmaster | 24/10/2011 16:05

“Ficou muito melhor do que eu esperava”, declarou Nelson Geraldo da Silva sobre a Mostra Fotográfica Coletiva dos alunos do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), durante a Feira Literária de Indaiatuba no último sábado (22/10), no Centro Esportivo do Trabalhador. Como um dos autores das 80 fotos produzidas pelos alunos das EMEBs Leonel José Vitorino Ribeiro e Vicente Bernardinetti (Viber), ele disse, ao lado da esposa, estar muito feliz com o resultado e que ficou impressionado com a foto que tirou de uma folha seca no córrego do Parque Ecológico, com sua imagem refletida na água. A partir de hoje, a mostra percorrerá espaços públicos de Indaiatuba.

Soldador há 19 anos na mesma empresa, Nelson voltou aos bancos escolares este ano, onde pode conhecer o Programa Conexão Social Sindivarejista. “A visão do mundo agora é outra, estou aprendendo muita coisa que eu não sabia. Hoje eu sei até mexer em uma máquina fotográfica. Agora eu sou fotógrafo”, disse o aluno.

Seu colega Elpídio Valente, da EMEB Leonel José Vitorino Ribeiro, observava a sua foto em exposição, pendurada em uma das araras montadas no estande do Conexão Social Sindivarejista dentro da Feira Literária. “O resultado foi maravilhoso. É bom que os outros possam ver e admirar o nosso trabalho”, comemorava Elpídio, que também fez questão de falar da intenção de sua foto: “É muito errado ficar pichando muros e casas. Eu quis mostrar como é feio.”

Trabalho em equipe

Organizada pelo Programa Conexão Social Sindivarejista em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Sesc e Senac, a Mostra reuniu 80 fotografias produzidas pelos estudantes na Caminhada Fotográfica realizada no dia 25 de setembro. Durante a Feira Literária também foram expostos mais de cem livros produzidos pelos alunos do EJA com receitas a partir da sobra de alimentos, além de dicas para evitar o desperdício de comida, dinheiro e energia, gerando economia e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente. A confecção dos livros com materiais recicláveis foi resultado das oficinas coordenadas pelo Conexão Social Sindivarejista.

A professora Néli Aparecida Argenton Freire, da EMEB Vicente Bernardinetti (Viber), também foi conferir de perto o trabalho dos alunos. “A exposição está muito bonita, gostei da ideia das sacolas com as fotos. Os alunos estão orgulhosos e satisfeitos. E eu, como professora, também fico muito orgulhosa”, disse Néli.
Para a professora e coordenadora Tânia Regina Cataldi Milan, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba, a mostra foi emocionante. “Ver os professores se identificando e os alunos gostando do resultado nos emociona. Foi mais uma parceria de sucesso”, disse Tânia.

Sindivarejista

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, conhecer as histórias que cada foto trouxe a público foi muito enriquecedor. “Ouvir cada fotógrafo falar sobre sua intenção é muito bom. É interessante também ver a população da cidade se identificando”, afirma Sanae, que aprovou a instalação. “A exposição é inusitada e afinada com a nossa proposta.” 

O artista plástico Warner Reis elaborou a instalação da mostra a partir de uma relação com o comércio. “Aliando o conceito de ambientes interativos de Hélio Oiticica ao conceito de cidade e mobilidade, surgiu a ideia das araras, da disposição das fotos como se estivessem em uma loja. Também inseri ainda as boas práticas das sacolas recicláveis”, explica o artista. Todas as sacolas nas quais foram aplicadas as fotos foram feitas de material reutilizável.

Segue a exposição

A partir do dia 24 de outubro, a mostra percorrerá alguns espaços públicos de Indaiatuba. Em 2012 as fotografias continuarão expostas na cidade em locais a serem definidos. As fotos também podem ser vistas na exposição virtual montada no site do Programa Conexão Social (www.conexaosocial.org.br/mostra).

Encerramento

O Sindivarejista de Campinas e Região, em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Sesc e Senac, encerra nesta segunda-feira (25/10) as atividades do programa Conexão Social no município. O evento, que terá a participação dos alunos do programa de Educação Para Jovens e Adultos (EJA) das Emebs Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro e Prof. Vicente Bernardinetti, será às 20h, na sala Acrísio de Camargo no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba), com um show de Gabriel Sater.

Quem for ao encerramento também poderá ver as 80 fotografias produzidas pelos alunos durante a caminhada fotográfica realizada no dia 25 de setembro, quando os estudantes do EJA registraram as transformações da região central de Indaiatuba provocadas pelo consumo. As fotos fizeram parte da Mostra Coletiva de Fotografia montada durante a Feira Literária no sábado (23/10). Durante a solenidade de hoje, o Conexão Social fará a entrega simbólica de um certificado de participação nas oficinas a dois alunos, sendo um de cada escola envolvida.

Show Gabriel Sater

No show ‘A Essência do Amanhecer’, Gabriel Sater apresenta além do seu repertório autoral canções e temas instrumentais de outros artistas que trazem a identidade do Pantanal e da fronteira Brasil/ América Platina. A tradicional e boa música brasileira, englobando uma variedade de ritmos que vão do chamamé ao choro, do tango as guarânias, das valsas às polcas paraguaias, de baladas a temas mais modernos, com traços harmônicos sofisticados da bossa nova e do jazz, também serão apreciadas pelo público.

Consumo sustentável
 
Desenvolvido desde 2006 pelo Sindivarejista de Campinas e Região, o Programa Conexão Social Sindivarejista chegou a Indaiatuba no dia 3 de maio, quando os professores das duas escolas participaram de uma oficina sobre consumo sustentável.
 
As atividades prosseguiram com os alunos, que assistiram a uma peça teatral com os personagens Gastão e Poupança. De forma divertida, eles ensinaram como fazer o orçamento familiar. O programa envolveu ainda duas visitas aos supermercados Pão de Açúcar e São Vicente, onde os estudantes aprenderam sobre a cadeia produtiva, além de uma Oficina Fotográfica. O objetivo foi sensibilizá-los sobre os impactos de todo o processo de produção no meio ambiente.
 
Fonte:
Adriana Menezes e Araceli Avelleda (Assessoria de Imprensa Sindivarejista)
imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1]
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2]
araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br[3]
Fone: (19) 3775-5560
Visite o nosso site: www.sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/mostra-fotografica-interage-com-publico-e-emociona-aluno-e-professor/