Mother’s Chocolate: uma história doce de mães e inclusão social

by Luciana Felix | 06/05/2019 16:44

O Dia das Mães está chegando e em Campinas há uma loja que não carrega apenas no nome uma homenagem a essas mulheres tão fundamentais na vida das pessoas. A Mother´s Chocolate, que produz hoje um dos mais elaborados chocolates do país, tem uma história doce de acolhimento e empreendedorismo dedicada totalmente a elas.

Criada pela empresária Vera Rodrigues, juntamente com sua cunhada, no final da década de 1990, hoje a marca tem em Campinas, três unidades e quer crescer ainda mais. Além da atuação direta no varejo, a marca de chocolates finos e artesanais, atende redes corporativas e também o setor de confeitarias.

Mas o sucesso da marca que transpira amor e afeto está muito na ideologia de sua criadora que desde o princípio teve a preocupação com o social e a inclusão e, só empregou mães solteiras.  Essa ideologia permanece e, até hoje, a empresa procura dar oportunidade de trabalho as mulheres, mesmo as que não têm filhos, de trabalharem e promoverem sua independência financeira.

Hoje, Vera não atua tanto a frente dos negócios, e seu filho Fábio Ruzene Rodrigues é quem administra a empresa. “Mas só estou aqui porque minha mãe não teve filha mulher”, brinca ele.

APRENDA A VENDER MAIS PELO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI[1]

Ele conta que desde o início, quando os chocolates ainda eram produzidos no fundo da casa de sua avó, já eram um sucesso. “Elas cresceram já no primeiro ano e logo se instalaram em uma casa especifica para produção do chocolate. As ideias delas sempre estiveram ligadas ao conceito materno. Elas se identificavam muito com esse conceito e queriam transbordar esse sentimento para aquilo que estavam fazendo, no caso os chocolates”, explicou.

No começo a fábrica artesanal era para empregar somente mães solteiras e assim dar oportunidade de trabalho. “Era uma forma de dar inclusão. Hoje são 24 mulheres. Essa premissa inicial permanece, na empresa encaramos a maternidade de forma natural e até buscamos estimular. Hoje o mercado tem receio de empregar mulheres em idade reprodutiva, encaram a maternidade como prejuízo para a empresa. Aqui não. Encaramos que faz parte da vida e é preciso incluir e não excluir as pessoas”, disse Fábio.

A empresa também tem um olhar na inclusão de pessoas mais velhas. “Damos também oportunidade para avós. Temos em nosso quadro mulheres de 20 a 60 anos”, afirmou o empresário.

Chocolate belga

Hoje Vera continua mais ligada a parte da produção dos chocolates, que são de origem belga e totalmente artesanais. “São 32 anos dedicados ao chocolate, minha mãe sempre estudou e sempre foi referência no mercado. Já nossa marca evoluiu muito em todos esses anos de atuação. Sempre desenvolvemos novos produtos e buscamos oferecer o que os consumidores buscam. Hoje estamos na vanguarda do chocolate e não pensamos “só” no produto em si, mas também em toda a experiência que podemos oferecer aos nossos clientes”, disse.

A Mother´s tem cerca de 500 produtos diferentes e de várias linhas, inclusive as ligadas aos produtos funcionais. “Sentimos a necessidade de oferecer produtos ligados a saúde, os chamados produtos funcionais. Então fomos em busca de experiências para agregar e criamos uma linha mais saudável com chocolates de 70% a 80% de cacau. Eles são sem açúcar e ainda adicionamos elementos para gerar benefícios à saúde. Temos a linha chocolate fit com chia, linhaça, quinoa e amêndoas, entre outros. São muito bem aceitos”. A marca ainda tem uma linha totalmente voltada para cervejas artesanais, Cacau Beer. “São chocolates que devem ser harmonizados com diferentes tipos de cerveja”.

Dia das Mães

Para o Dia das Mães a produção está intensa, mesmo a data não sendo a melhor para o setor. “Nosso Natal é a Páscoa e acabamos de passar por ela. Agora é hora de oferecermos produtos diferenciados. É época de deixar nossas lojas com cara de floricultura”, brinca Fábio que conta que a aposta são os chocolates em formatos de flores e buquê. Além de cestas, kits e produtos mais variados como macarrons e pães de mel. “A dica é inovar sempre, sair do padrão. Buscar tecnologia, práticas e técnicas novas sempre. Quando acomoda você anda para trás. Tem que estar sempre em busca e entender o que meu consumidor quer”, disse.

Hoje a Mother´s está incorporando cafés em suas lojas e em breve, elas também terão gelatos.

Serviço
Lojas:
Parque D. Pedro Shopping – Avenida Guilherme Campos, 500 – 139.
Barão Geraldo – Av. Mrª Luiza Buratto Pattaro, 74 – Centro de Barão Geraldo (ao lado do Banco Santander)
Cambuí – Av. Benjamin Constant, 1927.
Telefone: (19) 3294-4627

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Instagram, [2] Facebook e [3]Linkedin[4]

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. APRENDA A VENDER MAIS PELO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI: https://sindivarejistacampinas.org.br/curso-instagram-para-inciantes/
  2. Instagram, : https://www.instagram.com/sindivarejistacps/
  3. Facebook e : https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/
  4. Linkedin: https://www.linkedin.com/company/3782857/admin/updates/

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/mothers-chocolates-uma-historia-doce-de-maes-e-inclusao-social/