Home  > Notícias do Varejo  > Movimento Limpa Brasil recolheu 400 toneladas de lixo em Campinas

Movimento Limpa Brasil recolheu 400 toneladas de lixo em Campinas

Foram 348 toneladas no decorrer da semana de preparação e 52 toneladas neste domingo Campinas

Neste domingo (25/09), Campinas recebeu a 4ª iniciativa do movimento Limpa Brasil Let’s do It!. Foram recolhidos aproximadamente 400 toneladas de lixo jogados de forma irregular nos espaços públicos. Do total recolhido, foram 348 toneladas no decorrer  da semana, em ações intensificadas pelo Departamento de Lixo e Urbanismo (DLU), em bairros e escolas, em preparação ao evento deste domingo, quando foram recolhidas 52 toneladas.A população encaminhou o lixo para uns dos 25 Ecopontos estruturados e definidos pelo Movimento Limpa Brasil em parceria com o DLU da prefeitura Municipal de Campinas.

O lixo depositado em caminhões foi encaminhado para as cooperativas de catadores da cidade. Cada saco cheio de materiais foi entregue nos Ecopontos e trocado por três ingressos para o show que aconteceu às 17h no Parque do Taquaral, com a presença de Elba Ramalho, Max de Castro, Sominha, Banda 4 Fatos, entre outros. O show teve uma dinâmica especial, cujo moto era “Do Lixo Cuido Eu”.

Os artistas paravam a apresentação para cobrar dos espectadores a limpeza do espaço, realizando uma inovadora ação de conscientização. “Acompanhamos a movimentação da cidade durante todo o dia e queremos agradecer a população de Campinas por aderir maciçamente ao movimento Limpa Brasil Let’s do It!. É importa ressaltar que este  é um trabalho de conscientização e apenas o início da construção de um conceito de cidadania”, afirma Marta Rocha, diretora Executiva da Atitude Brasil, empresa responsável pela organização do movimento no País.

O movimento conta com o patrocínio Nacional do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Braskem, OI e Vale.Sobre o movimento Let´s do it!Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento Let´s do it! aconteceu pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, retirando 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em um período de apenas 5 horas.

No Brasil, o projeto organizado pela Atitude Brasil, empresa de comunicação social, cultural e ambiental em parceria com a UNESCO, será realizado a cada dois anos, nos próximos dez anos. A primeira ação realizada no país, no Rio de Janeiro, dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu 6,5 mil voluntários, que retiraram das ruas da capital carioca 17 toneladas de lixo reciclável.