Nova palestra sobre eSocial volta a lotar o plenário da Câmara

by Webmaster | 15/10/2014 12:31

A segunda edição da palestra sobre eSocial apresentada por especialistas de vários órgãos federais responsáveis pelo desenvolvimento do novo sistema de prestação de informações ao governo voltou a lotar o plenário da Câmara Municipal de Campinas. O encontro aconteceu na última terça-feira, dia 13. Empresários do varejo, profissionais de RH e contadores passaram o dia ouvindo esclarecimentos sobre o programa e tiraram suas dúvidas.

Na palestra, o fiscal da Receita Federal Paulo Magarotto informou que está previsto para o sistema começar a operar para as grandes empresas a partir do dia 1º de setembro de 2015. Já para as médias e pequenas, a operação do eSocial está agendada para janeiro de 2016.

A abertura do evento contou com a participação da presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, que lembrou a plateia sobre a Consulta Pública aberta pelo governo onde os pequenos e médios empresários podem contribuir com sugestões para a construção de um módulo específico do eSocial. “A Consulta Pública está aberta até o dia 4 de novembro. Ela irá atender às peculiaridades dessas empresas, com a intenção de absorver a realidade do varejo médio e de pequeno porte. Com isso, o sistema pode ter um preenchimento mais simples e amigável. É importante que todos participem dessa consulta”, afirmou.

A segunda edição da palestra é uma ação conjunta da Prefeitura de Campinas, Câmara Municipal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa, Previdência Social, Sindivarejista, Sincofarma (SP), Sescon, Acic, Sindilojas, com patrocínio da IOB Folhamatic EBS (Sage). A intenção é esclarecer antecipadamente todas as dúvidas dos empreendedores da nossa região sobre o novo programa que vai unir em uma só plataforma o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

A palestra foi ministrada por auditores fiscais da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e Emprego e também por representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Previdência Social.

Material de apoio:

Apresenta&ccediccedil;ão sobre o eSocial pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil

Providências imprescindíveis para início do envio das informações ao eSocial


Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/nova-palestra-sobre-esocial-volta-a-lotar-o-plenario-da-camara/