NRF Retail’s tem foco no atendimento de lojas físicas e cadastro

16 . jan . 2014 Print This Article

A NRF Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo que está acontecendo em Nova York até o dia 15 de janeiro e reúne 520 expositores do varejo, de mais de 80 países, destacou em seus primeiros dias a importância do atendimento diferenciado em lojas físicas e a boa utilização de dados sobre os hábitos de consumo dos clientes para alavancar as vendas. Cerca de 160 empresários paulistas, sendo 20 deles da região de Campinas, participam da missão empresarial de visita ao evento.

Se no ano passado se discutia a obrigação dos varejistas em migrar suas vendas para o mundo online, neste ano os grandes nomes do varejo têm compartilhado suas experiências com o consumidor olho a olho, ou seja, nas lojas físicas.

“Acredito que fazemos parte do renascimento das lojas físicas frente ao avanço das novas tecnologias disponíveis para as compras. Devemos focar naquilo que sempre esteve aqui, ao nosso alcance, que é ser especial para o cliente e atendê-lo bem no ambiente físico”, destacou o fundador e CEO da Caruso Affiliated, Rick Caruso, responsável pela construção dos principais novos centros comerciais que misturam lojas e entretenimento nos EUA. 

Outro tema em pauta na NRF 2014 é a boa utilização dos dados sobre os hábitos de consumo do cliente. Várias marcas apresentaram suas parcerias com empresas de tecnologia para captar e, principalmente, fazer a correta leitura dos dados comportamentais de seus consumidores com intuito de buscar a fidelização.

Para o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, que lidera a missão, o uso correto desta base de dados é importante para pequenas e grandes empresas. “As transformações da relação entre o mercado varejista e os consumidores impôs às empresas varejistas a necessidade de se abastecerem de informações detalhadas e precisas, voltadas à tomada de decisões com relação ao comportamento do consumidor. A velocidade das transformações não permite mais espaço para improvisação. É necessário um trabalho cada vez melhor de criação de experiências que valorizem os clientes e superem suas expectativas. E isso vale para qualquer porte de empreendimento”, destacou.

Mais de 160 empresários paulistas compõem a missão internacional à NRF, organizada pelo Sebrae-SP e Associação Comercial de SP. Em Campinas, a iniciativa conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). Além de visitar a Feira, os empresários também participam de visitas guiadas em várias lojas da Quinta Avenida, em Nova York, para conhecer as novas propostas de negócios e estrutura das lojas.

Proprietário da empresa paulistana Depósito da Lingerie, Marcelo Dória afirma que as tendências mundiais do varejo mostradas na NRF podem ser aplicadas no Brasil. “Este ano, o evento está totalmente focado no cliente. Isso nos mostra a importância de entender profundamente os consumidores, suas experiências e desejos. O consumidor precisa ser valorizado. E são estes conceitos que vamos levar para o Brasil.”

CATEGORIAS
SindiVarejista