Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista promove encontro sobre mulheres no mercado de trabalho

SindiVarejista promove encontro sobre mulheres no mercado de trabalho

O encontro será realizado dia 30 de março para falar sobre carreira, mercado de trabalho, família e desafios da mulher contemporânea. Inscreva-se, é gratuito.

Para comemorar o mês da Mulher, o SindiVarejista promove no próximo dia 30 de março o encontro “Mulher no Trabalho: Experiências, Desafios e Oportunidades”. O evento terá três palestrantes que farão um debate sobre os desafios da mulher contemporânea.

Entre os temas que serão discutidos estão o empreendedorismo feminino, comportamento, maternidade, mercado de trabalho, além de perspectivas de futuro. O encontro começa às 8h30 e tem previsão de encerramento às 11h30. Ele é livre para todos os interessados.

A abertura será feita pela analista de cultura empreendedora do Sebrae, Maria Paula de Castro Santos, que falará um pouco sobre o perfil das mulheres empreendedoras. Ela vai destacar também dados atuais da pesquisa GEM 2015 (Global Entrepreneurship Monitor) que traz números do empreendedorismo no Brasil e como ele participa no desenvolvimento econômico no país. Além disso, pretende abordar um pouco sobre as perspectivas de futuro.

Na sequência a professora e doutora da Universidade Mackenzie, Marcia Milena Pivatto Serra, vai falar um pouco sobre o comportamento das mulheres com o passar dos anos no mercado de trabalho. Também vai abordar a relação entre maternidade, mercado de trabalho, educação dos filhos, casamento e ascensão profissional.

Para fechar o ciclo de palestras a doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Núcleo de Estudos dos Gênero Pagu, Elaine Bezerra, falará sobre as relações de trabalho, como se dão essas relações, os desafios e o que foi acontecendo nos últimos anos, além de perspectivas de futuro.

O encontro com entrada gratuita acontece no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista localizado na Rua General Osório, 883, 5º andar.

Inscrições podem ser feitas pelo email: glauceane.rodrigues@sindivarejistacampinas.org.br , pelo telefone 3775-5560 ou clicando aqui.

prof marcia
Profa. Dra. Márcia Milena Pivatto Serra da Mackenzie

Saiba mais sobre as palestrantes

Profa. Dra. Márcia Milena Pivatto Serra
Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP – (1988), mestrado em Estatística pela UNICAMP (1992) e doutorado e pós-doutorado em Demografia pela UNICAMP (2003). Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) no campus de Campinas e pesquisadora voluntária da UNICAMP no NEPO. Tem trabalhos publicados nas áreas de Demografia, Estatística, Bioestatística e Epidemiologia. Foi coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso no curso de Administração na UPM (2015). Atua na área de Diversidade nas Organizações e Cultura (Administração) e Família, Gênero e População (Demografia).

Maria Paula é analista de cultura empreendedora do Sebrae Campinas

Maria Paula de Castro Santos
É Analista de Cultura Empreendedora do Sebrae há 5 anos. Foi instrutora de Ensino do Sescoop-SP e Coordenadora do Programa Alfabetização Solidária na Unicamp, responsável por municípios do Nordeste e da África – Parceria Unicamp com Governo Federal por 8 anos. Ela é formada em Letras e em Linguística pela Unicamp, é pós-graduada em Gestão de Pequenos Negócios pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas e também em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa.

Elaine Bezerra

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da mesma universidade. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e é mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de gênero, trabalho e desenvolvimento.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)

Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br