Home  > Notícias do Varejo  > Oficina de fotografia prepara alunos para caminhada no domingo

Oficina de fotografia prepara alunos para caminhada no domingo

Estudantes das EMEFs Viber e Leonel José Vitorino Ribeiro aprenderam na prática como usar a máquina digital para depois registrar cenas do cotidiano com imagens de boa qualidade

Máquinas fotográficas digitais nas mãos e uma ideia na cabeça. Foi assim que os alunos do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Vicente Bernardinetti (Viber), de Indaiatuba, aprenderam princípios básicos de fotografia na última quarta-feira, dia 21/09, durante a Oficina de Fotografia promovida pelo Conexão Social Sindivarejista em parceria com o Senac de Sorocaba. Eles se preparavam para a Caminhada Fotográfica que vai ocorrer no dia 25/09, domingo, com início na Concha Acústica do Parque Ecológico. Eles vão se juntar aos alunos da EMEF Leonel José Vitorino Ribeiro, que também participaram de oficina de fotografia na quinta-feira, dia 22/09.

Durante a atividade, todos aprenderam os princípios básicos do equipamento digital, bem como utilizar os recursos que a máquina oferece para garantir uma foto de boa qualidade. Na segunda parte das oficinas realizadas nas duas escolas, o professor Gastão – personagem do educador do Conexão Social, Cristiano Barbosa – mostrou algumas fotos tiradas no ano passado por alunos do Ouro Verde, em Campinas, que resultaram em uma exposição realizada durante a Semana do Meio Ambiente, em junho desse ano, no shopping da região.

Cristiano também conversou com os estudantes do EJA sobre a importância da fotografia como registro das transformações de uma cidade causadas pelo consumo e de como uma imagem pode ser observada a partir de diferentes olhares. "Foi gostoso aprender a aproximar, deixar no perto e no longe", comemorou a aluna do Viber,  Marli Fernandes Vieira, na quarta-feira. "Estou animada para domingo. Além de mexer no zoom e identificar o que significam os sinais de uma máquina fotográfica, Marli aprendeu que uma fotografia pode passar mensagens importantes.

Ela mora e trabalha numa propriedade rural, onde ajuda o marido a plantar e colher uvas, mas não abre mão das atividades do Conexão Social Sindivarejista. "Conhecimento nunca é demais", disse Marli, repetindo as palavras da coordenadora do Senac de Sorocaba que fez a abertura da oficina de fotografia realizada nas duas escolas, Ivone Luiz. "Para quem faz bom uso do conhecimento, é melhor ainda", disse Ivone. "Aproveitem esta oportunidade."

A professora Néli Aparecida Argenton Freire, da Viber, também comemorou a oportunidade. "Para os nossos alunos, tudo é novo. A maioria não teve estas oportunidades na vida." A empolgação também tomou conta dos alunos Leonel José Vitorino Ribeiro. “Nunca tinha feito uma foto com uma máquina digital. Vou comprar uma máquina para mim”, disse animada Juraci Alves de Oliveira.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br

Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560

adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br