Home  > Notícias do Varejo  > Oficina de stop motion reuniu 57 professores de Indaiatuba

Oficina de stop motion reuniu 57 professores de Indaiatuba

Atividade coordenada pelo Programa Conexão Social Sindivarejista resultou na produção de duas animações feitas a partir de um poema do livro ‘A Arca de Noé’, de Vinícius de Moraes

Após despertar o interesse dos alunos dos 5ºs anos da Emeb ‘Professora Renata Guimarães Brandão Anadão, agora foi a vez dos professores da rede municipal de Indaiatuba produzirem uma animação em stop motion (técnica que utiliza a disposição sequencial de diferentes fotografias de um mesmo objetivo inanimado para simular o seu movimento). Nos dias 21 e 22 de junho, um grupo de 57 pessoas participou da oficina coordenada pelo Programa Conexão Social Sindivarejista.

No primeiro encontro os professores, divididos em dois grupos, aprenderam a técnica e iniciaram o processo de produção utilizando o poema ‘O Relógio’ do livro ‘A Arca de Noé’, de Vinícius de Moraes. No dia seguinte eles editaram as animações e participaram de uma roda de conversa sobre como utilizar a técnica em sala de aula. “A intenção é que a técnica stop motion seja aplicada para estimular a aprendizagem da leitura de poemas”, explica o coordenador pedagógico do Conexão Social Sindivarejista, Cristiano Barbosa.

As duas oficinas tiveram ainda a participação das professoras multiplicadoras Suzan Miranda Vieira e Daiana Geovanini Bomfim da Fonseca, que aprenderam junto com os alunos a técnica para repassar junto aos colegas da rede municipal de ensino. O objetivo é proporcionar o aprendizado de um recurso pedagógico lúdico, colaborativo e instigante para os alunos.

A técnica também poderá ser aplicada na produção do livro virtual sobre Jorge Amado em sala de aula para ser apresentado durante a Feira Literária, em outubro, que esse ano homenageará o escritor baiano.