Pagamento da Contribuição Confederativa vence hoje (31/05)

by Webmaster | 04/05/2011 16:48

O prazo para o pagamento da Contribuição Confederativa vence no dia 31 de maio para a maior parte dos municípios que integram a base. Somente Campinas, Paulínia e Valinhos tiveram vencimento em 31 de abril. Prevista pela Constituição Federal (no inciso IV do art. 8º), ela é compulsória e incide sobre todos os integrantes da categoria, inclusive os não-filiados ao Sindivarejista. Seu objetivo é custear o sistema confederativo, composto por confederações, federações e sindicatos.

Para que saber tudo isso? Porque é comum que o contador seja cobrado por seu cliente para explicar sobre a obrigatoriedade desta contribuição. Além das datas de pagamento, é importante que o contador informe de que forma este dinheiro é utilizado pelo Sindivarejista. Uma parcela significativa dos investimentos é destinada aos micro e pequenos empresários, que correspondem à grande maioria de nossos representados.
  
Os recursos obtidos com a Contribuição Confederativa são aplicados nas ações do Sindivarejista como os cursos, palestras e o trabalho de assessoria gratuita feito pelo seu departamento jurídico. Por meio de uma pesquisa de satisfação, o Sindicato tem ouvido os empresários do setor para saber que outros serviços e benefícios eles gostariam de receber.

A Contribuição propicia, ainda, diferentes canais de comunicação (Nosso Varejo, Nosso Varejo Especial Contador e boletins semanais) com o objetivo de aproximar ainda mais o Sindivarejista de seus representados, além de novos convênios e parcerias. Os recursos também foram fundamentais para o Projeto Conexão Social que, depois de Campinas, segue esse ano para Indaiatuba.
 
O apoio do contador no sentido de orientar o varejista quanto ao pagamento das contribuições tem sido de grande importância para os projetos do Sindicato, que também luta pela categoria junto aos governos e às entidades da sociedade civil.

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/pagamento-da-contribuicao-confederativa-vence-hoje-31-05/