Home  > Notícias do Varejo  > Paixão de comerciante por carros acabou virando negócio

Paixão de comerciante por carros acabou virando negócio

Dono da Rocar Veículos, em Campinas, faz questão de acompanhar de perto todo o processo de venda de carros novos e usados em sua loja

A paixão por carros levou o dono da Rocar Veículos, José Roberto Cesnik, a montar em 1993 uma pequena loja na Avenida José Bonifácio, em Campinas. Aos poucos o negócio prosperou e dez anos depois o  comerciante comprou um imóvel de 1.200 metros quadrados na Avenida Dr. Carlos Grimaldi para onde transferiu o seu comércio, com capacidade para abrigar 80 veículos entre novos (zero quilômetro) e usados.

Cesnik já foi bancário durante oito anos, além de ter trabalhado também com turismo e confecção. Foi no ramo de automóveis, no entanto, que o comerciante se realizou profissionalmente. Paralelo à Rocar, o varejista comanda uma empresa de crédito para empréstimo consignado, a MILCRED Financiamentos, com lojas em Campinas e Maringá, no Paraná. “Mas é da Rocar que administro as lojas de crédito, porque a loja
ainda é meu foco principal”, explica.

A participação direta em todo o negócio, passando pela avaliação até a venda dos veículos, é um dos pontos fortes de Cesnik à frente da empresa. “Escolhemos os carros a dedo, trabalhamos com total coerência valorizando e respeitando os nossos clientes”, explica.

O pós-venda é outra preocupação. “Prestamos toda a assistência para que os nossos clientes se sintam plenamente satisfeitos.” Formado em Economia, Cesnik também costuma transmitir seus conhecimentos sobre negócios para a equipe de sete funcionários. “Aqui não tem rotatividade, o colaborador mais novo tem três anos de casa.”

A criação de um site para divulgar os veículos que vende em sua loja foi, na opinião do empresário, um investimento que valeu a pena para aumentar ainda mais o volume de vendas. “Aumentaram em mais de 50%”, calcula. A internet também proporciona mais agilidade no negócio já que o cliente, depois de acessar o endereço eletrônico da loja para pesquisar os veículos disponíveis, já chega à Rocar sabendo o que quer.

Mercado aquecido

Apesar da grande procura por veículos zero quilômetro, o mercado de semi-novos se mantém bastante aquecido, observa o dono da Rocar. Na hora de fazer a escolha, o consumidor, muitas vezes, prefere comprar um carro com até dois anos de uso que seja mais completo que um zero quilômetro básico de mesmo valor. “Um veículo semi-novo, além de ser mais acessível, tem excelente qualidade e muito mais conforto do que um zero quilômetro básico. “Essa filosofia sempre deu certo”, avalia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;