Home  > Notícias do Varejo  > Palavra da Presidente: Vamos fazer a nossa parte!

Palavra da Presidente: Vamos fazer a nossa parte!

Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, fala sobre o momento turbulento nas áreas de economia e política. E dá dicas para o comércio reagir frente às dificuldades

O Brasil está passando por um período turbulento na economia, que atinge o bolso da população e afeta em cheio o pequeno e o médio varejista.

É um momento de retração do consumo, de queda da renda real e de redução do emprego. Sem falar nos aumentos registrados nos preços dos produtos. Desde 2014 enfrentamos ainda uma crise hídrica, e, como se isso tudo não bastasse, fomos surpreendidos por uma crise energética com aumento abusivo de custo, principalmente para o Sudeste.

Em meio a este cenário, o índice de confiança do consumidor já despencou 9 pontos entre janeiro e fevereiro. Somos obrigados a nos adaptar a tudo isso em um período curto e de forma impositiva. Não há como reagir ou impedir o que tem acontecido. Mas quais são as alternativas para sobreviver?

A palavra de ordem no varejo é redução. Dos custos, no consumo de água e de energia. O momento pede revisões. Muitos empresários já pensam em demitir para reduzir despesas. Mas cortar pessoal não me parece a melhor saída. Afinal, um funcionário demitido é um consumidor a menos! Em vez de demitir é necessário envolvê-lo nesta batalha. Onde podemos cortar custos? A luz do estoque precisa ficar acesa? E o ar-condicionado em uma sala vazia: precisa ficar ligado? Essas ações parecem pequenas, mas, quando somadas, representam um grande avanço. Além de fazer do empresário, um cidadão que estará contribuindo para conscientizar o seu funcionário para que ele seja mais um agente de mudanças.

Nunca foi tão importante investir na gestão de recursos, tanto humano quanto material, no dia a dia desde planilhas com metas e aumento da produtividade. Aquele software que tinha sido esquecido, poderá ajudar na gestão do estoque, já que o momento é difícil e o excedente pode virar prejuízo. Precisamos pensar em transformações. Essas atitudes nos ajudarão a superar esse momento. Se cada um fizer sua parte, e trouxer mais um para a luta, construiremos um país melhor.

Promovemos palestras e cursos para auxiliá-los. Traga sua dificuldade para que juntos possamos enfrentar essa fase!

Sanae Murayama Saito, presidente do SindiVarejista