Home  > Notícias do Varejo  > Palestra da ABRH-SP atrai público de 50 pessoas ao Sindivarejista

Palestra da ABRH-SP atrai público de 50 pessoas ao Sindivarejista

Marisa Eboli, diretora acadêmica da ABRH, explicou conceitos e trouxe reflexões sobre a importância da Educação Corporativa e seu impacto na gestão das empresas

Cerca de 50 pessoas assistiram na manhã da última terça-feira, dia 26, no espaço Conexão Empresarial Sindivarejista a palestra “Educação Corporativa no Brasil: principais práticas, desafios e tendências” com a diretora acadêmica da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), Marisa Eboli. Durante duas horas a especialista interagiu com a plateia, explicou conceitos e trouxe reflexões sobre a importância da Educação Corporativa e seu impacto na gestão das empresas. A diretora também antecipou tendências da área. “Estimular a questão da educação corporativa é fundamental para as empresas nos dias de hoje”, afirmou.

Ela explicou que o conceito nada mais é do que criar um sistema que construa uma ponte entre o desenvolvimento de pessoas (competências humanas) e as estratégias de negócios. “O processo de evolução da Educação Corporativa exige maior qualificação e especialização do profissional para a condução de suas atividades. Seu papel é participar e o da direção da empresa é a formação estratégica na determinação dos condutores de aprendizado e de sua integração com toda a organização”, disse ela.

Marisa explicou que uma das figuras mais importante para que isso ocorra é a liderança.“O líder tem o papel de dar o exemplo, passar valores, apoiar e avaliar, além de ajudar a desenhar estratégias. Essas características são fundamentais na liderança nos dias de hoje e é ele quem vai determinar o que é preciso para sua equipe, dentro do processo de educação”.

Ela citou como exemplo de liderança a empresa americana General Eletric (GE) fundada por Thomas Edison. “É aquele mesmo que inventou a lâmpada. Essa empresa, há anos atrás, viu que o líder era o cara que tinha visão e criatividade. Seus acionistas afastaram o dono para colocar um líder com este perfil. Ela foi a precursora na formação de líderes, um exemplo. E até hoje se preocupam com a formação do próximo líder. Com isso digo que a liderança educadora é fundamental”. 

A diretora também apresentou o resultado da pesquisa Educação Corporativa 2012.

Doutora em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e autora do livro ‘Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades’, Marisa irá despertar uma Além de apresentar os conceitos, princípios e as melhores práticas sobre Educação Corporativa no Brasil.

Fonte:  Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
 adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br