Home  > Notícias do Varejo  > Palestra de e-Commerce lota Espaço Conexão Empresarial

Palestra de e-Commerce lota Espaço Conexão Empresarial

Cerca de 70 pessoas participaram da palestra e lançamento do Guia e-Commerce, da APADi em parceria com Sebrae, no espaço do Sindivarejista

Cerca de 70 pessoas participaram na manhã da última terça-feira, dia 16, no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista da palestra “Como Construir um e-Commerce de Sucesso”. Além da palestra, houve o lançamento, no Interior, do Guia de e-Commerce da Associação Paulista das Agências Digitais (APADi), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP). O guia ensina o passo a passo, de forma didática, de como montar o negócio, explicando ao empreendedor por onde começar, além de incluir modelos de referência com os temas: planejamento, plataforma e tecnologia, integrações, comunicação visual, gestão de conteúdo, operações e logística, serviços financeiros e marketing digital.

O guia também ensina como calcular o retorno sobre o investimento, dá dicas financeiras que ajudam a evitar fraudes, esclarece os termos técnicos e jargões do meio e apresenta todos os tipos de plataformas oferecidas pelo mercado e quais suas vantagens e desvantagens.

A palestra foi realizada por um dos criadores do guia, o especialista em e-commerce e internet, Thiago Sarraf, que deu importantes dicas de como montar uma loja na internet de forma profissional e em oito pilares. “Tudo o que estou dizendo conseguimos reunir nestas páginas. Com isso queremos auxiliar quem está buscando informação nesta área”, afirmou Sarraf em forma de bate-papo com os presentes.

Ele explica que é fundamental que o empreendedor do mundo virtual aprenda a lidar com parcerias, que são muito importantes. "A equipe tem que ser qualificada, entender de marketing digital e da tecnologia do e-commerce, além de ter um bom atendimento ao cliente. Um dos pontos críticos de um sucesso do e-commerce são as parcerias estabelecidas, principalmente na logística de distribuição dos produtos. É preciso trabalhar muito alinhado ao parceiro."

Ele lembrou que o mercado de e-commerce é um dos que mais crescem (30% ano) e é um mercado que movimenta R$ 28 bilhões ao ano. “Para começar, é necessário um bom investimento que pode variar de R$ 100 mil a R$ 500 mil. E tem que por na cabeça que é completamente diferente da loja física. É como se fosse um novo negócio”.

Thiago aproveitou também para dar dicas de visual, conteúdo e citou exemplos de e-commerce que deram certo e também os que não foram para frente. A plateia interagiu bastante com Thiago que tirou dúvidas e ajudou a esclarecer certos pontos sobre o assunto.

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, o lançamento do guia e a palestra são importantes para disseminar a troca de informações e conhecimento. "Muitos varejistas não sabem como funciona e como fazer para ter um processo de venda no ambiente digital. O guia é importante pois mostra como fazer isso, esclarece", afirmou.

Fonte
Assessoria de Imprensa Sindivarejista (
imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br