Home  > Notícias do Varejo  > Palestra sobre a era digital atrai o interesse de empresários do varejo

Palestra sobre a era digital atrai o interesse de empresários do varejo

Para o palestrante Josué de Menezes, que também é especialista em planejamento digital, o varejista tem que aprender a se posicionar nesse novo mundo da web

Elaine Silva de Moraes, sócia da papelaria e livraria Giz de Cera, no Guanabara, reconhece a necessidade de divulgar o seu comércio na internet. “Hoje faço panfletos e vou colocar uma faixa para divulgar as agendas de 2012 que acabei de receber. Eu tenho uma página no Facebook  mas só uso para ver a família. Queria usar mais para fazer a divulgação da loja”, reconhece a comerciante, que nesta quinta-feira, juntamente com outros varejistas, assistiu atenta à palestra do jornalista Josué de Menezes sobre ‘Novas tecnologias: redes sociais no varejo’, na sede do Sindivarejista.

Especialista em Planejamento Digital e criador do site Mercados do Futuro (http://www.mercadosdofuturo.com.br/), Josué destacou que a presença do varejo nas redes sociais tornou-se uma questão de sobrevivência. “Cada empresário tem que aprender a se posicionar nesse novo mundo, a pensar 2.0”, explicou o jornalista referindo à nova web.

Ele disse também que recentemente o Google e o Facebook, atentos a esse novo comportamento do comerciante, lançaram produtos específicos para as pequenas e médias empresas. “Os gigantes já estão enxergando os pequenos”, ressaltou.

Para integrar as redes sociais, orientou Josué, é necessário, antes de tudo, reconhecer os clientes. Fazer um planejamento também é fundamental. “Esse mundo é de parcerias, tem que interagir para que surjam novas possibilidades”. Josué acrescentou que o uso das novas ferramentas independe da idade. “Jovem hoje é a pessoa que sabe lidar com as mudanças, tem disposição. Estou contente de ver que os empresários estão abrindo os olhos para essa revolução tecnológica”, concluiu o jornalista.

Caso prático

Para ilustrar a palestra, o Sindivarejista convidou Cesar Rabello, dono da loja República do Sapato, em frente à Lagoa do Taquaral, para relatar sua experiência bem sucedida de divulgação dos seus produtos por meio eletrônico. Sem dinheiro para investir em mídia, o varejista lembra que na época em que abriu a sua loja precisava prospectar novos clientes, mas não sabia como. “Comecei fazendo uma lista de amigos. Cada sapato que chegava enviava uma foto por e-mail e, duas horas depois, começava uma movimentação de clientes procurando pelo produto que viu na mensagem”, relatou.

Com o tempo a lista de e-mails foi aumentando e a loja se estabeleceu. “O consumidor adora receber informações constantes, elas têm resultado efetivo nas vendas. O importante é analisar onde o cliente está, depois escolher o caminho e começar a trabalhar em cima dele. É a web que vai trazer a venda efetiva para o comércio”, ensinou Cesar. A internet é hoje responsável por 40% do faturamento de sua loja.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br

Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560

adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br