Palestra sobre Estoque lota o Conexão Empresarial

10 . set . 2014 Imprimir esse Artigo

Empresários do varejo participaram na manhã desta quarta-feira (10), no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista, da palestra “Controle seu Estoque e Não Perca Dinheiro”. A apresentação do tema foi feita pelo consultor financeiro do Sebrae, André Wormhoudt.

O especialista apresentou conceitos e deu dicas de como calcular e rodar o estoque dos estabelecimentos, além de tirar dúvidas dos presentes e falar sobre a importância de se atentar aos quatro meses finais do ano para se organizar. “Este ano foi bem ruim para as vendas. Teve Copa do Mundo, agora haverá eleições. Ainda estamos em um período de incertezas. Também há vários institutos de pesquisas que semanalmente apontam dados que servem para orientar os comerciantes. Esses dados falam sobre o perfil do consumidor, e ele não está propenso a compras”, alertou.

Wormhoudt chamou atenção de que o estoque é um dinheiro que a empresa tem, mas que não está disponível para ela. “Por onde começar? Tem que olhar tudo o que está acontecendo à sua volta e na sua região. É preciso ficar antenado, quanto mais informações melhor.”

Para montar o estoque ele afirmou que é preciso observar: os consumidores, a cidade e a região, o comércio geral, o segmento da empresa e as tendências de consumo. “Olhe o segmento do seu comércio, se é supermercado, material de construção. Tem que observar a tendência dele e de perto”, disse.

Ele explicou e mostrou um gráfico sobre sazonalidade. “A curva do estoque tem que voltar ao patamar anterior sempre, por isso é importante saber a hora de fazer promoções e liquidações. Muitas vezes, se não fizer correto o lucro fica com o fornecedor”, ressaltou.

O especialista também falou sobre a importância e o valor do estoque e, principalmente do gerenciamento dele. “Não basta ter um programa de computador. Tem que saber operar e ter uma pessoa cuidando disso, mas isso tem que ter procedimento registrado, para que, caso ela falte, alguém possa assumir e continuar com o processo da forma que tem que ser”, afirmou.

Ele ainda falou sobre dois indicadores importantes que são: estoque mínimo definido pela quantidade mínima para que, seja solicitada reposição, o novo lote chegue antes de sair a última unidade. E também do giro do estoque que corresponde a quantas vezes o estoque deve ser reposto ao longo de um determinado período.

Clique aqui e baixe o material da palestra.

AGENDE-SE: PRÓXIMAS PALESTRAS

Lei de Incentivo Fiscal no dia 16

‘Gestão de RH’ fala sobre Demandas Trabalhistas dia 17

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

CATEGORIAS
SindiVarejista