Palestra sobre marketing dá dicas importantes para o varejo

by Webmaster | 28/10/2011 10:01

“Qualidade hoje virou coisa básica, uma obrigação do empresário”, disse nesta quinta-feira (27/10) o Professor da PUC-Campinas, Armando Rossi durante palestra gratuita apresentada na sede do Sindivarejista sobre ‘Marketing: uma nova relação com o cliente’. No encontro, que contou com a participação de empresários do varejo e contadores da região, o palestrante deu diversas dicas importantes sobre como adotar diferentes ações de marketing no varejo.

Conhecer o cliente e atender as suas necessidades, segundo o professor doutorando em Administração pela Universidade Camilo Cienfuegos, em Cuba, e mestre em Administração de Empresas pelo Mackenzie, é essencial em qualquer empresa. “Ter um sistema de informação é fundamental”, orientou o Professor Armando Rossi, citando como exemplo o CRM (Customer Relationship Management), sistema integrado de gestão usado como estratégia de negócio para entender, fidelizar e conquistar clientes potenciais de uma empresa.

O CRM, explicou o palestrante, captura todas as informações do cliente e armazena em um banco de dados. Com essas informações em mãos, é possível traçar diferentes tipos de estratégias. “Vale qualquer meio de comunicação como e-mail, fax e até mesmo cartas, ou então chamar o cliente até a loja para conversar”, orientou.

Ao final da palestra, o Professor Armando Rossi sorteou o livro ‘Marketing sem Complicações!’, de sua autoria, entre o público que assistiu à palestra. O sorteado foi Felipe de Oliveira Neves, da Vip Center, empresa pertencente à sua família. Ele é aluno do 3º ano de Administração de Empresas da PUC-Campinas. “Eu gostei muito da palestra porque o professor falou de coisas que podem ser implantadas. A VIP Center está em rápido crescimento e nós pretendemos investir muito mais em atendimento e em marketing”.

Para a funcionária da Tabacaria Ranieri, no Shopping Galleria, Kátia Romon, a palestra foi bastante útil. “Acho que precisamos investir mais na área de marketing, ainda não temos o CRM”. O supervisor de marketing da Merlin Vídeo e Informática, Luiz Fernando Tasselli, disse que a partir da palestra vai começar a investir em relacionamento. “Somos um mercado totalmente segmentado. Hoje estamos focados em buscar a solução, mas agora vamos precisar nos relacionar mais”, avaliou.

Fonte:
Adriana Menezes e Araceli Avelleda (Assessoria de Imprensa Sindivarejista)
imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1]
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2]
araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br[3]
Fone: (19) 3775-5560
Visite o nosso site: www.sindivarejistacampinas.org.br

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/palestra-sobre-marketing-da-dicas-importantes-para-o-varejo/