Home  > Notícias do Varejo  > Palestra sobre PLR no Sindivarejista: Economista esclarece as dúvidas mais comuns

Motivação e produtividade são fatores intimamente relacionados.

Motivação e produtividade são fatores intimamente relacionados dentro da gestão empresarial. A PLR – Participação nos Lucros ou Resultados é um dos instrumentos que pode tornar esta relação ainda mais sólida e efetiva, acredita a economista Fernanda Della Rosa, que nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, fará a palestra “Participação nos Lucros e Resultados – Uma ferramenta de gestão e motivação”, promovida pelo Sindivarejista Campinas.

O encontro começa às 8h30, na sede do sindicato, que convidou a economista com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito da PLR. “Será também uma oportunidade de conhecer as principais dificuldades na gestão de pessoas. Nós esperamos trazer para os varejistas mais informações que auxiliem na política de metas, bonificações, gratificações etc”, afirma Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista.

“A PLR pode se transformar em um benefício para todos”, acredita Fernanda Della Rosa, pós-graduada em Administração de Empresas pela Faap e sócia diretora da Della Rosa Consultores Associados. A economista afirma que é possível aumentar a motivação e o comprometimento dos colaboradores por meio da PLR. Tudo isso pode implicar em definição de metas, redução de custos, maior faturamento e mais lucratividade.

Parceria

Para Fernanda, a PLR pode ser um instrumento de gestão altamente vantajoso. Seu pagamento, inclusive, apresenta benefícios fiscais ainda pouco conhecidos, como isenção de encargos sociais e deduções de IR. Durante a palestra, a economista fala dos aspectos legais e conceituais da PLR. De acordo com a legislação, ela se aplica a qualquer tipo de empresa e de qualquer porte, inclusive às empresas sem fins lucrativos. “É claro que as maiores têm um conjunto de metas maior, mas não existe tamanho mínimo de empresa para a PLR.”

Fernanda entende que este é um instrumento de parceria e diz que ele tem crescido muito entre as empresas. Autora do livro “Participação nos Lucros ou Resultados – A Grande Vantagem Competitiva”, Fernanda Della Rosa fala ainda do conceito da PLR, como negociar com sucesso, como identificar as prioridades e definir indicadores de resultados, como construir indicadores confiáveis, as vantagens e desvantagens dos lucros e resultados e os mecanismos de aferição de resultados.

Também fazem parte da palestra temas como as possíveis formas de negociação, a periodicidade do pagamento, as consequências do descumprimento, as negociações e todas as implicações. A PLR é respaldada pela lei 10.101/00.

Informações e inscrições pelo e-mail atendimento@sidivarejistacampinas.org.br ou pelo telefone (19) 37755560, com Júlia.