Home  > Notícias do Varejo  > Palestra sobre Substituição Tributária reuniu profissionais no SindiVarejista

Palestra sobre Substituição Tributária reuniu profissionais no SindiVarejista

Evento recebeu 30 profissionais e foi conduzido pela especialista em Ciências Contábeis Roseli Ferreira da Silva Aprigio

O Conexão Empresarial SindiVarejista realizou na manhã desta terça-feira (25) a palestra “Substituição Tributária no dia a dia do Varejo”, com a presença de cerca de 30 participantes, entre empresários e contadores. O evento foi aberto ao púbico e totalmente gratuito.

A palestra foi ministrada pela especialista em Ciências Contábeis Roseli Ferreira da Silva Aprigio que atua hoje como consultora em Impostos Indiretos pela IOB e como instrutora em cursos na área tributária pela mesma empresa, hoje vinculada à SAGE, uma das maiores companhias do país no setor.

O objetivo do encontro foi esclarecer aos empresários do varejo e profissionais da área, os principais aspectos do regime de recolhimento do ICMS por substitui&ccedilccedil;ão tributária para as empresas varejistas. Além disso, Roseli tirou dúvidas dos participantes sobre o tema.

O que é substituição tributária?
Como forma combater a sonegação e a informalidade das empresas, os Estados criaram, entre as décadas de 70 e 80, a regra da Substituição Tributária, ou ICMS-ST. A Substituição Tributária é quando o Estado cobra o imposto da venda do comerciante antes, ou seja, no momento em que a mercadoria sai da indústria. Isso faz do varejista o contribuinte substituído, porque foi substituído pela indústria ou pelo atacadista. Já o contribuinte substituto será o receptor do dinheiro na fonte, que é a indústria ou atacadista.

Fique atento aos eventos e palestras realizadas pelo Conexão Empresarial!

Leia também:

Seminário reuniu empresários para discutir gestão na crise

Admissão, demissão e faltas foram discutidos no 6º Gestão de RH

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br