Home  > Notícias do Varejo  > Palestra sobre vendas atrai varejistas e contadores ao Sindivarejista

Palestra sobre vendas atrai varejistas e contadores ao Sindivarejista

Preço não é a única coisa que precisa de gestão. Também é importante conhecer o cliente, o concorrente e o fornecedor”, disse Eduardo Faddul “

Em clima bastante descontraído e de bate-papo, o especialista em marketing e vendas Eduardo Faddul realizou na manhã da última quinta-feira, dia 11, a palestra “Controles Financeiros e Formação de Preço no Varejo”. O evento do Projeto Conexão Empresarial Sindivarejista atraiu comerciantes varejistas e contadores que ouviram e debateram um pouco mais sobre o tema, motivo comum de dúvidas e incertezas no setor.

No encontro, ele deu dicas de como controlar as finanças no comércio e possuir um bom processo de formação de preços de produtos. Faddul começou a conversa dizendo que um dos grandes problemas do varejista é a formação de preço devido a diferentes padrões competitivos no mercado. E explicou que há quatro principais bases para estabelecer preço de venda: custo, valor, mark-up e concorrência.

“Cada um desses métodos tem sua particularidade. Se for fazer em cima de custo, o problema é que acaba levando o preço fora do mercado; se for no valor, tem que ter cuidado, já que exige muito do processo de venda e vai depender do público alvo. Se for com o mark-up, cada setor trabalha com porcentagens diferentes e tem que tomar cuidado, e, se for baseado na concorrência, então é pior ainda e infelizmente a maioria faz isso”, afirmou.

Faddul afirma que o comerciante não deve taxar seu preço baseado na concorrência. “É totalmente errado, porque quando você olha a concorrência, esquece de olhar o seu estabelecimento. Agora a pergunta é: qual o melhor? Respondo que é o mix de todos. Tem que observar os três itens: o cliente, a força do concorrente e o papel do fornecedor. Não existe método certo ou errado, existe o que funciona e o que não funciona”, analisou.

Ele explicou que os preços não são únicos e precisam de gestão. “Para isso é importante conhecer o cliente, o concorrente e o fornecedor. Outra medida que deve ser tomada é ter uma planilha para margear seus resultados”.

O especialista explicou aos presentes como formar a planilha e como observá-la. “A gestão de preço é importante para tornar o preço em lucro. Outra coisa importante de saber é que não há painel de controle que funcione se não souber para onde quer ir. A planilha pode ser chamada de bússola”, afirmou.

A próxima palestra gratuita do Projeto Conexão Empresarial Sindivarejista acontece na próxima terça-feira, dia 16, com o especialista em e-Commerce e Internet, Thiago Sarraf, com o tema “Como Construir um e-Commerce de sucesso”.

Clique aqui para ler sobre o próximo encontro e se inscrever

Assessoria de Imprensa Sindivarejista
Adriana Menezes – adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
Luciana Félix – luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br
imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
Telefone: (19) 3775-5560