Home  > Notícias do Varejo  > Pão de Açúcar e Unilever completam 10 anos de estações de reciclagem

Pão de Açúcar e Unilever completam 10 anos de estações de reciclagem

Estações de reciclagem batem recorde de arrecadação e empresas patrocinadoras lançam concurso cultural na Internet

Em 2001, a rede de supermercados Pão de Açúcar e a Unilever chamavam a atenção da população ao iniciar uma ação que seria essencial para a sociedade alguns anos depois: a reciclagem. O pioneirismo veio com o Programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que dez anos depois, já arrecadou quase 50 mil toneladas de material reciclável em todo o Brasil e se consolida como projeto modelo de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.

Para comemorar os resultados e o crescimento do programa, que começou com 12 estações e hoje já está presente em 112 lojas, o Pão de Açúcar e a Unilever preparam um concurso cultural na internet como maneira de agradecer a participação dos clientes e consumidores que ajudaram a tornar essa ação um grande sucesso por meio de uma premiação. Para participar, basta contar uma história relacionada às Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever nesses 10 anos no site www.paodeacucar.com.br/sustentabilidade.
O concurso começa no dia 13/10 e dura até dia 17/11. As vinte e seis melhores histórias serão premiadas. O primeiro lugar ganhará uma viagem com direito a 3 acompanhantes para Goiás, que será contemplado também com uma visita ao Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) para conhecer uma Ecovila em Pirenópolis, e fazer um curso sobre sustentabilidade, além de ter a oportunidade de conhecer a Chapada dos Veadeiros.

Cinco histórias ficarão em segundo lugar e ganharão bicicletas elétricas. E as 20 demais histórias selecionadas serão premiadas com uma cesta de produtos Taeq, Unilever e Caras do Brasil.

Realizadas em parceria com a Unilever e com as marcas Ades, Knorr, Rexona, Omo, Comfort e Seda, as Estações de Reciclagem são confeccionadas em material reciclado e funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Localizadas nos estacionamentos das lojas do Pão de Açúcar, as Estações recebem papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado. Os materiais reciclados são doados para Cooperativas de Reciclagem parceiras do Programa. Além do caráter social da ação, com a geração de emprego e renda beneficiando mais de 906 famílias, as estações de reciclagem contribuem também com a orientação para o consumo consciente e a preservação do meio ambiente, promovendo o descarte correto.

“Uma mudança de atitude simples, como descartar corretamente os resíduos, promove benefícios significativos para o meio ambiente. Com soluções cotidianas, buscamos disseminar práticas sustentáveis e despertar as pessoas para a sustentabilidade” destaca Bethlem.