Home  > Notícias do Varejo  > Parabéns comerciante pelo seu dia comemorado nesta semana

Parabéns comerciante pelo seu dia comemorado nesta semana

Mais do que um realizador de negócios, o comerciante é hoje um agente de transformação no ambiente em que está inserido. O Sindivarejista saúda os empresário do setor

O Sindivarejista parabeniza todos os empresários do comércio que comemoram nesta terça-feira, 16, o Dia do Comerciante. Que essa data possa ser cada vez mais celebrada por toda sua importância e história.

Mais do que um realizador de negócios, o comerciante é hoje um agente de transformação no ambiente em que está inserido. Por meio de segmentos tão diferentes esse profissional ajuda a transformar crises em oportunidades, incertezas em segurança e desigualdade em justiça social e, se dedicam todos os dias para fazer o Brasil crescer.

Saiba mais sobre a data

Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Empresário do Comércio (dia do Comerciante) teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio Brasileiro.

Quem foi Visconde de Cairu?

José Maria da Silva Lisboa, baiano, de Salvador, foi deputado, senador e secretário da Fazenda Real. Economista por formação acadêmica, possuía também vasto conhecimento em outras áreas do saber. Recebeu o título de Patrono do Comércio do Brasil por suas iniciativas em prol do desenvolvimento das relações comerciais do país com outras nações.

O futuro Visconde de Cairu, foi o responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal. Sua ação ficou reconhecida com a assinatura da histórica Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808. Por ela, D. João VI, aconselhado pelo Visconde, abriu os portos brasileiros ao comércio exterior.

Com o livre comércio, a estrutura colonial se rompeu, e a partir daí o comércio brasileiro começou a se desenvolver. Bons negócios passaram a ser feitos com outros países, gerando lucros para a nova Nação.
O presidente do Sindicomércio-JF e vice-presidente da Fecomércio-MG, Emerson Beloti, aproveitou esta oportunidade para declarar: “É de grande valor para nossa entidade perceber que os empresários do comércio têm orgulho do seu sindicato, pois ele está correspondendo aos interesses e desejos da categoria”, e acrescentou: “O Sindicomércio-JF parabeniza todos os empresários do comércio varejista, atacadista e de serviços pelo seu dia”.