Home  > Notícias do Varejo  > Confira as fotos do 2º dia da oficina de customização na Casa Ronald

Confira as fotos do 2º dia da oficina de customização na Casa Ronald

A intenção é ensinar o reaproveitamento de peças e transformá-las em algo diferente, com novo uso e propósito

As participantes da oficina de customização de roupas e acessórios promovida pelo SindiVarejista em parceria com a Casa Ronald McDonald em Campinas puderam colocar a mão na massa na última quinta-feira (26). Elas conseguiram, já no primeiro dia da aula prática, montar peças exclusivas usando as dicas passadas pela especialista, artesã e designer de moda pela Esamc Rosângela Rubbo Rodrigues.

A oficina de customização começou na terça-feira (24) com a apresentação de como serão os quatro encontros. As próximas oficinas acontecem nos dias 7 e 9 de novembro. As atividades ocorrem na Casa Ronald McDonald, em Campinas. Ao todo, são quatro dias de aulas, das 14h30 às 17h30, em que serão apresentadas as principais práticas de como reciclar roupas usadas, que já estão fora de moda e desgastadas.

A intenção é ensinar o reaproveitamento de peças e transformá-las em algo diferente, com novo uso e propósito. Além disso, elas podem ser vendidas e utilizadas como uma fonte de renda. O curso é aberto para pessoas acima de 16 anos.

Já no primeiro dia de aula prática as alunas montaram peças como calças jeans e camisas customizadas, e até fizeram uma saia a partir de um jeans. Elas também fizeram aplicações em malhas e tricôs que deu sobrevida as peças. As mães que vivem na casa também participaram da aula.

Sobre o curso

Além das aulas de customização de roupas os participantes estão recebendo conceitos de economia criativa. O curso faz também com que os participantes aprendam a gerar renda com os trabalhos manuais e simples que, com técnica, transformam roupas já desgastadas em peças renovadas e exclusivas. O conceito vem ganhando prestígio no mundo e está se tornando uma nova tendência mundial em diversos setores, da moda ao design.

Nas oficinas os participantes aprendem todo o conteúdo teórico das duas modalidades, além de aprender a cortar calças jeans, camisetas entre outras peças e a aplicar estamparias e fazer efeitos vazados. Também vão entender como funciona a aplicação de canetas para desenhar nos tecidos.

O workshop faz parte do 1º Festival Cultural Conexão Social e tem como foco despertar maneiras de geração de renda, além de incentivar ações que protegem o meio ambiente. A ação foi pensada pelo SindiVarejista de Campinas e Região e será realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A iniciativa tem patrocínio da Concessionária CCR AutoBAn, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, por meio do I Edital de Projetos Culturais do Instituto CCR.

Mais sobre o Festival

O Festival é um projeto realizado pelo SindiVarejista de Campinas e Região, com o principal objetivo de promover o acesso e a democratização da arte e cultura. Durante o mês de maio, foram realizadas 16 dias de oficinas gratuitas de circo, hip hop e grafite com dezenas de jovens de diversas regiões da cidade. Confira mais aqui

Em julho o projeto também promoveu uma oficina de economia criativa para os usuários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas. A atividade teve como foco auxiliar e despertar ferramentas para a comercialização dos produtos produzidos por eles e disponibilizado para venda na loja localizada no interior da instituição.