Home  > Notícias do Varejo  > Procon alerta: comércios devem ter o exemplar do CDC atualizado

Procon alerta: comércios devem ter o exemplar do CDC atualizado

O Procon de Campinas fez uma alerta para que todos os estabelecimentos comerciais mantenham o Código de Defesa do Consumidor (CDC) exposto para os clientes. A obrigatoriedade é estabelecida na lei federal 12.291/2010, que também determina a disposição do CDC em local visível e de fácil acesso ao consumidor.

O Procon também esclarece que não há necessidade de adquirir um exemplar novo do CDC sempre que houver alguma alteração na legislação.

Quanto à disponibilização do exemplar, o Procon ressalta que os estabelecimentos também podem exibir a lei impressa em papel comum e ordenada de forma que o consumidor possa consultá-la com facilidade.

O órgão ainda deixa claro que não há necessidade de gastar dinheiro com a compra de um exemplar do CDC, bastando a impressão atualizada e disponibilizada em local de fácil acesso para atender o que determina a lei. Ou seja, o comerciante pode entrar no site e fazer a impressão em papel sulfite, encadernar ou mesmo grampear e deixar visível para quem quiser consultar.

O órgão de defesa do consumidor esclarece também que não comercializa exemplares do Código de Defesa do Consumidor e nem os cartazes de afixação obrigatória, mas disponibiliza os modelos para serem impressos em seu site. Clique aqui e acesse

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook 🙂

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br