Home  > Notícias do Varejo  > Procon Campinas lança cartilha no Dia do Consumidor

Procon Campinas lança cartilha no Dia do Consumidor

Evento contou com a presença da presidente do Sindivarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito

Para homenagear o Dia do Consumidor comemorado nesta quinta-feira, dia 15 de março, o Departamento de Proteção ao Consumidor – Procon Campinas -lançou uma cartilha contendo orientações aos consumidores sobre os seus direitos. O evento de lançamento realizado na sede do Procon contou com a presença da diretora do Departamento, Viviane Carvalho de Moura Belmont, do secretário chefe de Gabinete da prefeitura de Campinas, Alcides Mamizuka, e da presidente do Sindivarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito.

De uma maneira bastante didática, a cartilha contém dicas importantes que vão desde os casos em que não se pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor, o que é um produto e a relaç&atilatilde;o de consumo até como calcular juros ou dívidas sobre encargos moratórios abusivos e legais. O consumidor também encontra informações sobre financiamento, contrato de adesão, descumprimento de oferta e qualidade de serviços públicos, entre outras orientações.

Para a diretora do Procon Campinas, Viviane Belmont, não adianta apenas o Departamento autuar e penalizar sem antes orientar o consumidor. “A cartilha é mais um instrumento que ele terá para conhecer e exigir os seus direitos”. Segundo ela, no primeiro trimestre do ano passado o Procon registrou um aumento de 6% na procura de consumidores ao Departamento em relação ao ano passado e um crescimento de 12% na solução de problemas por parte das empresas. “O consumidor está reclamando mais”, resumiu Viviane.

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, elogiou a iniciativa do Procon mas também chamou a atenção para a importância de se iniciar a conscientização nas escolas. “A conscientização sobre os direitos do consumidor deve começar na infância porque as crianças são os consumidores, os industriais e os comerciantes de amanhã”, destacou Sanae.

A cartilha está sendo distribuída na sede do Procon Campinas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Avenida Francisco Glicério, nº 1.307. A publicação também está disponível no site: www.procon.campinas.sp.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br