Home  > Notícias do Varejo  > Procon marca Dia dos Direitos dos Consumidores com atendimento móvel

Procon marca Dia dos Direitos dos Consumidores com atendimento móvel

Para marcar o Dia Internacional dos Direitos dos Consumidores, celebrado em 15 de março, o Procon de Campinas irá realizar atendimento especial ao público neste sábado, dia 14, das 9h às 13h, em dois pontos da cidade com grande aglomeração de pessoas: na Praça da Imprensa Fluminense (em frente ao Centro de Convivência Cultural), no Cambuí, e na Praça Rui Barbosa, localizada na Rua 13 de Maio, atrás da Catedral Metropolitana.

O atendimento será feito por meio das unidades móveis do órgão e tem por objetivo, além de registrar reclamações e denúncias, conscientizar para o consumo consciente e divulgar os canais disponíveis para o cidadão reclamar seus direitos.

Na avaliação do diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, o dia mundial do consumidor deve ser sempre lembrado porque marca a evolução do trabalho feito em defesa da parte mais vulnerável nas relações de consumo.

“Essas atividades que organizamos nos faz refletir sobre a relevância deste tema na vida das pessoas porque a verdade é que, desde que nascemos, somos consumidores e, pessoas conscientes de seus direitos, podem e sabem se defender de eventuais práticas e situações abusivas nas relações de consumo”, disse o diretor.

Crédito consciente

Nesta semana de celebração ao Dia do Consumidor, o Procon de Campinas irá realizar, até o próximo dia 19 de março, o programa Crédito Consciente em que os consumidores poderão renegociar suas dívidas pela internet.

O programa consiste em auxiliar o consumidor inadimplente a solicitar o parcelamento ou renegociação dos débitos junto a fornecedores de forma a não prejudicar o orçamento doméstico.

A ficha para preenchimento pode ser acessada no endereço www.procon.campinas.sp.gov.br/credito-consciente-0 . As pessoas que tiverem dificuldade para preencher o formulário poderão solicitar auxílio aos atendentes do posto do Procon localizado no Campinas Shopping.

O Procon encaminhará o formulário à empresa por e-mail. Se a empresa não responder o formulário no prazo, o Procon formalizará uma Carta de Informação Preliminar – CIP .

Uma vez aceita a proposta de quitação à vista, a dívida em referência ficará totalmente liquidada.

O consumidor pode fazer o acompanhamento do protocolado pelo e-mail procon.mutirao@campinas.sp.gov.br ou pessoalmente no Poupatempo Campinas Shopping.

“Com esta ação, o Procon busca auxiliar o consumidor na renegociação de suas dívidas, inclusive, fazendo-o refletir sobre a questão do superendividamento, além de reintegrá-lo ao mercado de consumo”, afirma Chiminazzo.

Programação

Ainda dentro da programação para celebrar o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, o Procon dará sequência, nos dias 20 e 25 de março, às palestras com grupos de educadores, crianças e familiares atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) no Jardim Profilurb (região do Dic 1).

Em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) da Prefeitura de Campinas, técnicos do Procon irão realizar também, nos dias 18 e 25 de março, e 1º e 8 de abril, palestra sobre os direitos dos consumidores no cotidiano e educação financeira. O curso é voltado exclusivamente para servidores municipais.

Fonte: Prefeitura de Campinas