Home  > Notícias do Varejo  > Projeto que prevê data de vencimento no código de barras pode causar impacto negativo ao comércio

Projeto que prevê data de vencimento no código de barras pode causar impacto negativo ao comércio

A medida pode causar impacto econômico negativo ao comércio, principalmente para as micro e pequenas empresas, já que os estabelecimentos deverão contar com leitores de código de barras mais modernos e caros.

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 91/2015, de autoria do deputado Adail Carneiro (PHS/CE), que pede a inserção da data de vencimento dos produtos no código de barras. A proposta visa punir os estabelecimentos que vendem mercadorias com validade expirada ou próxima do vencimento. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que acompanha o andamento do projeto, afirma que a medida pode causar impacto econômico negativo ao comércio, principalmente para as micro e pequenas empresas, já que os estabelecimentos deverão contar com leitores de código de barras mais modernos e caros.

Além disso, a FecomercioSP informa que a Lei do Código de Defesa do Consumidor (8.078/1990) está bem regulamentada, pautada nos princípios de transparência e confiança. Portanto, no que diz respeito à comercialização de produtos vencidos, a responsabilidade do empreendedor se dará no cumprimento rigoroso da lei já em vigor, conforme consta no inciso I, § 6º, do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Impasses

O Projeto de Lei pode tornar-se impraticável no que se refere à inserção da data de validade no código de barras, porque no Brasil é adotado o modelo universal, EAN de 13 dígitos, utilizado no atacado e varejo.Os três primeiros correspondem à identificação do país de origem do produto, seguido do código da empresa fabricante e da mercadoria por ela produzida. Na sequência, aparece a soma dos dois códigos, sendo o número de dígitos de cada um deles dependente da necessidade de codificação dos produtos de cada empresa. Ou seja, é impossível a inserção de data nos códigos do padrão EAN.Outro ponto contrário à mudança é o fato de que “próximo do vencimento” é diferente de “vencido”. Sendo assim, o comerciante está apto a vender a mercadoria de forma legal, e cabe ao consumidor analisar o prazo de validade a fim de se certificar se atende às suas expectativas.PuniçõesO Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados não estipula novas sanções. Ou seja, apenas altera a Lei nº 10.962/2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.903/2006, que por sua vez faz remissão ao CDC para aplicação das penas aos infratores.

Fonte: FecomercioSP