Home  > Notícias do Varejo  > Proposta obriga empregador a pagar plano de saúde a trabalhador

Proposta obriga empregador a pagar plano de saúde a trabalhador

Se você não concorda com isso, envie mensagem ao deputado para fazê-lo entender que o pequeno empresário vai falir se tiver de cumprir mais uma obrigação do Estado; veja os contatos abaixo

Está em análise na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 451/2014, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que torna obrigatória a concessão de plano de saúde a trabalhadores urbanos e rurais por parte do empregador. A PEC acrescenta o dispositivo na lista das garantias fundamentais dos trabalhadores previstas no artigo 7º da Constituição.

Para fazer jus ao benefício, o cidadão terá de comprovar a existência de vínculo empregatício, mediante carteira de trabalho assinada.

De acordo com a PEC, os trabalhadores domésticos também terão direito ao plano de saúde, mas, nesse caso, o benefício dependerá ainda de regulamentação em lei.

Eduardo Cunha informa que se baseou no artigo 196 da Lei Maior, que proclama o direito de todos à saúde. Ele argumenta que, para garantir a validação desse direito, é necessário que haja ações e serviços de promoção do bem-estar da população.

“Por isso, entendo que o trabalhador urbano e rural deve ter como garantia fundamental plano de assistência à saúde, oferecido pelo empregador em decorrência de vínculo empregatício”, afirma.

Tramitação

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à admissibilidade. Caso seja aprovada, será examinada por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, será votada pelo Plenário, em dois turnos.

Se você não concorda com isso, envie mensagem ao deputado para fazê-lo entender que o pequeno empresário vai falir se tiver de cumprir mais uma obrigação do Estado.

Contatos do Deputado

E-mail: dep.eduardocunha@camara.leg.br

Gabinete em Brasília

Gabinete: 510
Câmara dos deputados – Anexo 4
Bras&iaciacute;lia/DF – Cep:70160-900
Telefone: (61) 3215-5510

Fonte: Agência Câmara Notícias, por Vanessa Cezar, 30.01.2015