Home  > Notícias do Varejo  > Puc-Campinas lança campanha para financiar restauro

Puc-Campinas lança campanha para financiar restauro

Prédio atual

A Puc-Campinas iniciou o projeto de restauro do Solar Barão de Itapura, na região central de Campinas. Para financiar a ação, a universidade lançou uma campanha de captação de recursos. O prédio abrigou turmas de diversos cursos por 74 anos.

O Solar do Barão de Itapura, reconhecido como patrimônio histórico e cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), após o restauro passará a ser um lugar de valor socioeducativo, já que seu espaço receberá atividades educativas e artísticas.

Segundo a universidade, o restauro do solar e a adequação do seu espaço físico às atividades de arte, cultura e lazer deixarão o prédio em harmonia com as novas tendências de requalificação do Centro.

Projeto do prédio restaurado

Como apoiar

SE VOCÊ É PESSOA FÍSICA

1. Crowdfunding (ou financiamento coletivo) – Qualquer pessoa pode apoiar o Restauro participando da campanha de financiamento coletivo promovido pela Puc-Campinas. A campanha, em andamento, tem como objetivo as obras emergenciais para a recuperação da cobertura do Solar que está orçada em R$ 2 milhões. As doações podem ser feitas acessando o site. www.puc-campinas.edu.br

SE VOCÊ É PESSOA JURÍDICA
Pessoas jurídicas podem apoiar o projeto utilizando uma ou mais das seguintes modalidades:

1. Crowdfunding (ou financiamento coletivo) – A campanha, em andamento, tem como objetivo as obras emergenciais para a recuperação da cobertura do Solar que está orçado em R$ 2 milhões. As doações podem ser feitas acessando o site: www.puc-campinas.edu.br

2. Doação com Isenção no ICMS
Programa de Ação Cultural (Proac) – Programa estadual de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo.
O PROAC ICMS funciona por meio de incentivos fiscais. O Restauro do Solar do Barão de Itapura em aprovação pela Secretaria de Estado da Cultura receberá autorização para captar patrocínio junto a empresas que descontam o valor doado do ICMS devido. O processo é simples e toda a orientação é feita pela Puc-Campinas. O abatimento é de 100% do valor doado até o limite de 3% do ICMS devido.

3. Doação com Isenção no Imposto de Renda – Lei Rouanet
Programa Nacional de Apoia à Cultura (Pronac) – Lei 8.1313/91 – Instituído em dezembro de 1991, com a promulgação da Lei nº 8.1313/91 também conhecida como Lei Rouanet, visa apoiar e direcionar recursos para investimento em projetos culturais. É destinada à empresa que faça sua declaração de Imposto de Renda pela modalidade Lucro Real. O processo é muito simples e a prestação de contas é feita diretamente pela Puc-Campinas. A lei permite ao contribuinte o abatimento de 100% do Imposto de Renda dos valores destinados ao apoio, até o limite de 4% do imposto devido.

Mais informações:
Cícero Feltrin
(19) 3343-7281 / (11) 94590-4286
restauro@puc-campinas.edu.br

SAIBA MAIS SOBRE O SOLAR DO BARÃO DE ITAPURA
Mudanças

A ocupação inicial do edifício, como residência, sofreu alterações no uso original para receber uma escola. Essas mudanças desconsideraram a preservação dos elementos artísticos do patrimônio. Por isso, segundo a universidade, a proposta de restauro repensa esses usos.

O projeto propõe a remoção de todos os elementos posteriores que esbarram no valor agregador à obra de arte. Entre as mudanças estão o resgate das varandas, a construção de um anexo com sanitários e garantia de circulação vertical e acessibilidade universal, além das pinturas decorativas do final do século XIX.

Na década de 1930, Dom Francisco de Campos Barreto, segundo Bispo da Diocese de Campinas, idealizou a criação de uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Em 7 de Junho de 1941, no Solar do Barão de Itapura, nasce a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a primeira unidade do que viria, mais tarde, a ser a universidade. Ela se tornou uma instituição católica em 1955 e em 1972 recebeu o título de pontifícia atribuída pelo Papa Paulo VI.

Em 2015, após a saída do curso de Direito – o último a ser transferido para o Campus I – a PUC-Campinas decidiu dar uma nova história para o Solar do Barão.