Home  > Notícias do Varejo  > Quais critérios devo observar para definir o preço de venda de uma mercadoria?

Quais critérios devo observar para definir o preço de venda de uma mercadoria?

É muito comum ter dúvidas sobre como chegar ao preço certo das mercadorias. Para definir esse valor, é preciso estar atento a alguns critérios. Confira dicas simples para não errar

SEBRAE

É muito comum ter dúvidas sobre como chegar ao preço certo das mercadorias. Para definir esse valor, é preciso estar atento a alguns critérios. O preço de venda deve cobrir o custo direto da mercadoria, as despesas variáveis (como impostos e comissões), as despesas fixas do comércio (como aluguel, água, luz, telefone e salários) e, ainda, sobrar um lucro líquido adequado, mantendo a competitividade
diante dos concorrentes. Além disso, o valor precisa ser justo para o consumidor, ao mesmo tempo em que deve garantir a sobrevivência do negócio.

Para resolver essa equação, o empreendedor deve considerar três critérios: o custo da mercadoria, o preço da concorrência e as características do mercado.

No primeiro item, é comum aplicar o índice Mark Up. Esse índice tem a intenção de cobrir tributação e comissões sobre vendas, despesas administrativas fixas, despesas de vendas fixas, custos indiretos de produção fixos e margem de lucro. Com esse sistema de marcação, é possível fixar preços para inúmeros produtos.Em seguida, o empresário deve comparar os valores da concorrência.

Nesse momento, tente não se prender à lucratividade, pois nem sempre é possível saber se a concorrência está, de fato, obtendo lucros.

No passo seguinte, a empresa deve ter um profundo conhecimento de mercado, uma vez que nesse momento será definida qual classe econômica será atingida. Um preço mais alto atingirá os clientes de classe econômica mais alta, já um valor popular atrairá a atenção das camadas mais populares.

A empresa deverá buscar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado em função dos seus custos e despesas. Caso o preço de mercado seja menor do que o preço calculado, será preciso desenvolver alguma ação para diminuir custos ou despesas ou, então, aceitar um lucro líquido menor.

SEBRAE