Home  > Notícias do Varejo  > Reajuste de comerciários de Indaiatuba aguarda Convenção, mas Secom recusa-se a negociar com Sindivarejista

Comerciários de Indaiatuba são os únicos que ainda não estão recebendo seus salários reajustados, porque nas demais cidades da região as Convenções já foram assinadas pelo Sindivarejista com os sindicatos dos trabalhadores

Pelo terceiro ano consecutivo, a Convenção Coletiva de Trabalho para o varejo de Indaiatuba deixa de ser assinada na data-base da categoria (1º de setembro) devido à indisposição do Sindicato dos Comerciários de Boituva, Cabreúva, Indaiatuba, Itu, Porto Feliz e Salto (Secom). Mais uma vez, o Presidente do Secom recusa-se a comparecer pessoalmente às reuniões de negociação promovidas entre os sindicatos.

Sem a Convenção assinada, os comerciários de Indaiatuba deixam de receber reajustes e ficam impedidos de trabalhar nos próximos feriados e de ganhar comissões extras. A impossibilidade do trabalho no feriado pode acarretar ainda a redução de 20% no quadro de funcionários.

Relato das dificuldades

No dia 29/08/2014, na última reunião presencial entre as entidades, conforme registrado em Ata, compareceram ao Sindivarejista somente o advogado e um diretor do Secom, além da presidente do Sindivarejista e seus advogados. Com a ausência do Presidente do Secom, os poderes concedidos aos prepostos foram de somente ouvir as propostas sem nada resolver.

De lá para cá, é preciso frisar que as negociações só ocorreram por meio dos departamentos jurídicos de ambas as entidades. O Sindivarejista realizou, neste período, insistentes contatos telefônicos e por email na busca de uma alternativa viável e realista para o bom termo das negociações. Porém, esbarrou sempre na negativa do Presidente do Secom de estar presente.

No último contato com o interlocutor jurídico do Secom, surgiu uma possibilidade de consenso para finalizar a negociação que ensejou a convocação de uma nova Assembleia dos comerciantes do varejo, em Indaiatuba. Nela, foi aprovada a proposta almejada pela entidade profissional dos comerciários.

No entanto, na última sexta-feira 17/10, após ter sido encaminhada a proposta extraída da Assembleia Patronal, o Presidente do Secom a recusou e impôs outras condições. Além disso, afirmou que não negociará nada mais, propondo que seja assinada a Convenção nas condições impostas por ele já que sairá de férias nos próximos dias. Deixando claro que a conclusão da Convenção está em segundo plano.

O Sindivarejista assinou Convenção Coletiva com as demais cidades da região – 12 municípios -, mas continua propondo, sem sucesso, reuniões presenciais entre os presidentes dos sindicatos – Sindivarejista e Secom.

Perdas dos comerciários de Indaiatuba

Os principais prejudicados com a falta de Convenção são os próprios comerciários, que ficam sem reajustes salariais. Também são impedidos de trabalhar e ganhar um plus salarial e comissões extras pelos feriados.

Além disso, o desconto da Contribuição ao Secom no holerite do trabalhador acontece todo mês, mesmo não tendo sido assinada a Convenção Coletiva nem a cláusula que autorize esse desconto.

Os comerciários de Itu e Região já estão recebendo seus salários reajustados. Somente os comerciários de Indaiatuba estão no esquecimento.

Risco de redução dos quadros

Para as empresas, a pior consequência deste impasse é não poder dar o devido reajuste nos salários nem contar com o trabalho de seus funcionários no feriado. Segundo os varejistas, maioria médios e pequenos, é provável que sem o trabalho no feriado será necessário fazer cortes no quadro de funcionários, o que pode chegar a 20%.

A população também perde com o comércio fechado nos feriados, porque deixa de encontrar o que precisa perto de seu endereço e se vê obrigada a ir a uma cidade vizinha. Com isso, menos dinheiro circula no comércio de Indaiatuba, gerando como consequência uma inevitável queda na arrecadação.

Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região – Sindivarejista
Entre em contato:
E-mail – falecom@sindivarejistacampinas.org.br
Telefone – (19) 37755560.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br