Home  > Notícias do Varejo  > Recrutamento foi tema de 1º encontro de ciclo de palestras

Recrutamento foi tema de 1º encontro de ciclo de palestras

Evento promovido pelo Sindivarejista e ABRH trará até outubro especialistas para debater ações em Recursos Humanos. Entrada é gratuita

Cerca de 30 pessoas participaram, na manhã desta 3ª-feira (03), da abertura do ciclo de palestras sobre ações em Recursos Humanos. Os encontros ocorrerão até o final deste ano no Espaço Conexão Empresarial Sindivarejista. O evento é promovido pelo sindicato em parceira com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Regional Campinas. 

A coordenadora do Grupo de Estudos de Recrutamento e Seleção da ABRH e diretora do IPA Gestão em Recursos Humanos, Carmen Vera Rodrigues de Souza, inaugurou o ciclo com a palestra “Como você recruta seus colaboradores?”. Durante quase três horas a especialista passou conceitos e debateu junto com o público presente maneiras de como fazer um recrutamento de qualidade e que funcione para a empresa que solicitou.

Entre os temas abordados por Carmem a especialista focou na necessidade de analisar o perfil de cada interessado ao cargo e falou sobre estratégia de conseguir adequar o perfil a essa vaga.

“As características de  comportamento são mais importantes do que o conhecimento técnico. O comportamento está na pessoa e não vai mudar. Dele você vai saber quem é aquela pessoa e aquele profissional. Somos pessoas únicas. Somos todos indivíduos, se estamos com problemas em casa, esse problema virá para o profissional, e vice-versa. É mentira quem diz que sabe separar as coisas. É impossível. É preciso conhecer quem é essa pessoa que você está recrutando”, afirmou.

A especialista também criticou uma forma usada por diversas empresas em tornar líder de equipe um funcionário que está há anos na empresa. “Por exemplo, é um bom vendedor, que sabe o que faz. Mas, ele não tem perfil de líder, e acaba competindo com os outros vendedores, trata de forma errada a sua equipe e tudo vai desandar”.

Outra característica criticada por Carmem em um líder é o sujeito que gosta de aparecer. “O bom líder é aquele que não aparece, ninguém sabe o nome. A pessoa que gosta de chamar a atenção, que fala muito e, é o centro, não pode ser líder. O líder é aquele que torce pelos outros e quer fazer os outros aparecerem para ter resultados”.

Carmem também afirmou que antes de começar as entrevistas o profissional de recrutamento precisa, no mínimo, ter um perfil traçado da vaga, conversar com o chefe da vaga para entender as necessidades e, por fim, escutar a pessoa que busca a colocação. “Muitas vezes vi selecionador, fazer pergunta e responder sem perceber. O interessado apenas concorda. Isso está errado, dali a alguns meses o perfil do candidato não vai se adequar a vaga, porque ele foi sugestionado a responder o que o selecionar queria. Infelizmente, isso é muito comum de acontecer”.

Sobre o Ciclo de Palestras

Além do encontro desta 3ª-feira, haverá outras três palestras. Elas são gratuitas e abertas para varejistas e interessados.

O próximo encontro está marcado para o dia 17 de setembro com o psicólogo organizacional Carlos R. K. Perches. Ele falará sobre: Salários: Bonificação e Promoção. A previsão é que o encontro comece às 8h30 e termine em torno das 11h.

Para saber mais leia aqui

Agende-se:
Datas e os temas das próximas palestras:

17 de setembro (terça-feira) – Bonificação e Promoção 

02 de outubro – Retenção de talentos

15 de outubro – Avaliação de Desempenho

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br