Home  > Notícias do Varejo  > Recuperação do varejo deve ter início em julho

Recuperação do varejo deve ter início em julho

Projeção da Associação Comercial de São Paulo indica que recuo nas vendas neste ano atingirá 3,3%, inferior à queda de 4,3% em 2015

comercioamericanaO varejo brasileiro deve fechar este ano com recuo de 3,3% no volume de vendas, inferior à queda registrada em 2015 (-4,3%). É o que aponta projeção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que abrange o varejo restrito nacional, ou seja, não inclui automóveis e material de construção.

Elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, a projeção sugere que a queda das vendas deverá atingir seu máximo em maio e junho: em ambos os meses, a diminuição será de aproximadamente 6%, considerando-se a variação em 12 meses.

Já a partir de julho, o setor deve começar a se recuperar –mas ainda permanecerá em campo negativo. O Instituto utilizou como base o Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos.

Desta forma, apesar de o varejo continuar em forte crise, a projeção sugere que o setor pode ter chegado ao “fundo do poço”, em linha com a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), iniciando depois certa recuperação.

Os resultados podem ser explicados pelo fato de que existem itens de consumo básico difíceis de diminuir, como alimentos e remédios.

Também refletem os efeitos da menor base de comparação, da redução dos estoques de segmentos importantes e de expectativas mais positivas por parte do consumidor.

“São sinais positivos. Sinais de que o pior parece ter passado”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Embora ainda no terreno negativo, os indicadores apontam para melhora do estado de espírito do consumidor, do empresariado e da indústria. É o primeiro passo para o comércio e o Brasil voltarem a crescer.”