Home  > Notícias do Varejo  > Redução de energia no comércio deve envolver funcionários

Redução de energia no comércio deve envolver funcionários

Na 2ª matéria da série sobre redução de custo da energia elétrica, o engenheiro Evandro Romanini fala sobre a mudança de hábitos que envolve os funcionários

Reduzir os gastos excessivos no seu comércio é uma medida inteligente em um ano de pouco otimismo com a economia. Na última semana, o SindiVarejista trouxe dicas de como economizar energia elétrica por meio de ações e cuidados com a iluminação da empresa.

Na segunda reportagem da série sobre redução de energia elétrica, realizada pelo sindicato, o engenheiro eletricista Evandro Gustavo Romanini afirma que a mudança de hábitos que envolva todos os funcionários da empresa é um caminho promissor para gastar menos com a conta no final do mês.

A redução pode chegar até 15%, por meio de pequenas atitudes durante três meses. “O grande atrativo de pôr em prática medidas de racionalização é que os investimentos são pequenos ou praticamente inexistentes”, afirma o engenheiro.

Um estudo realizado pelo Sebrae em 2003 sobre esse assunto aponta que além de reduzir os gastos, essas medidas permitem que a empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, motive sua equipe e conquiste impactos positivos de marketing com atitudes mais sustentáveis.

Sugestões do especialista

A primeira iniciativa proposta pelo engenheiro é reduzir o uso de energia elétrica no período das 17h30 às 20h30. Segundo ele, o preço da tarifa é mais alto, podendo chegar até cinco vezes mais. A sugestão do engenheiro é desligar os equipamentos eletrônicos nesse período ou até mesmo adequar o horário de funcionamento da empresa para que encerre o expediente mais cedo, por exemplo.

“Se o expediente encerra às 18h, por que não desligar o ar-condicionado meia hora antes aproveitando o ar resfriado no local?”, diz Romanini.

Além do engajamento de toda a equipe, o engenheiro sugere que a empresa destaque um ou mais funcionários encarregados em desligar equipamentos e iluminação desnecessários, principalmente antes e durante o horário de ponta.

Esse trabalho também pode ser feito por meio de programações de computador. Este momento do dia também pode ser usado para a realização e manutenção de equipamentos, máquinas e refrigeradores, especialmente em empresas de grande porte.

No dia a dia, as medidas aparentemente simples também podem ajudar. Desligar a impressora ou o monitor do computador quando n&atildeatilde;o estiver sendo usado; desligar luminosos de fachadas dos estabelecimentos a partir da meia-noite quando não há movimentação na rua; desativar sensores de presença e fechar as portas da empresa para preservar o frio gerado pelo ar-condicionado, são atitudes rotineiras que podem contribuir de forma significativa.
Para períodos em que há menos fluxo de clientes, a sugestão é fechar parte do estacionamento, ou de outros ambientes, para que as luzes fiquem apagadas e outros equipamentos desligados.

Como fazer?

Para o especialista, não existem dificuldades técnicas para racionalizar o uso de energia. “Mas é necessário um período de investigação para então poder definir as rotinas e procedimentos mais adequados”, disse Romanini.

Uma dica interessante para que o varejista coloque essas medidas em prática é organizar na empresa uma Comissão Interna de Conservação de Energia com profissionais dos diversos departamentos. O objetivo é que assumam a responsabilidade de identificar, analisar, discutir entre os colegas e, finalmente, definir as ações a serem implementadas para reduzir o uso da eletricidade com a participação de todos.

Apresentação de palestras e programas de treinamento para os funcionários são ferramentas que dão resultado prático com o objetivo de conscientizar e sedimentar o uso eficiente da eletricidade, segundo o especialista. A empresa também pode realizar programas de incentivo para apresentação de sugestões e ideias de toda a equipe.

Leia também a 1ª matéria da série:

Especialista em energia dá dicas de como economizar com a iluminação no comércio



Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br