Home  > Notícias do Varejo  > Reunião do Grupo de Gestão em RH discutiu Empresas Familiares no Sindivarejista

Reunião do Grupo de Gestão em RH discutiu Empresas Familiares no Sindivarejista

Compareceram no encontro proprietários de comércios varejistas e profissionais de RH que atuam em empresas familiares. Cada pessoa contou um pouco de sua experiência e dificuldades para atuarem em empresas com este perfil

O Grupo de Gestão em Recursos Humanos fez na manhã da última quarta-feira (14) sua segunda reunião no Espaço Conexão Social Sindivarejista. O tema abordado foi “Profissionalização das Empresas Familiares”. Compareceram no encontro proprietários de comércios varejistas e profissionais de RH que atuam em empresas familiares. Cada pessoa contou um pouco de sua experiência e dificuldades para atuarem em empresas com este perfil.

As dificuldades foram discutidas pelo grupo. Também foram debatidos o estilo de gestão de cada empresa; além de traçar um diagnóstico para identificar por onde começar a implantar o RH de forma mais profissional. Outro tema discutido pelo grupo foram os pontos fortes da gestão de pessoas da empresa e as oportunidades de melhorias utilizando como sugestão algumas ferramentas de gestão de RH.

O próximo encontro de Gestão em RH acontece no dia 11 de junho com o tema “Empreendedorismo e Liderança”. A reunião contará com a presença do gerente do Sebrae-Campinas, José Carlos Cavalcante, que falará sobre empreendedorismo. Já no dia 16 de julho o tema abordado será “Gestão de Competências” com o caso do Magazine Luiza.

No mês de abril a primeira reunião do grupo trouxe a palestrante e especialista em atendimento ao cliente, Regina Baú, que falou sobre: “Autoconhecimento como Competência”. A especialista apresentou conceitos e definições além de dinâmicas e interagiu com os presentes.

A apresentação da especialista levou quase duas horas e Regina quis mostrar que nós todos temos competências e habilidades que precisam ser trabalhadas e utilizadas. “Todo mundo tem seu baú onde são guardadas coisas importantes ou n&atildeatilde;o. Temos lembranças, sentimentos, habilidades, na verdade temos um conhecimento guardado dentro dele”, afirmou.

As reuniões acontecerão mensalmente, sempre às quartas-feiras, até o final do ano. Nos encontros haverá um tema ou case que será o assunto central que vai estimular debates e discussões de casos.

Entre os temas abordados ao longo do ano haverá recrutamento e seleção, comunicação interna e o preventivo trabalhista, que é uma forma de unir o RH com o setor jurídico da empresa, entre outros temas relevantes para a área.

Material para download

O Espaço Conxeção Social Sindivarejista fica na Rua General Osório, 883, 5º Andar.

A participação nas reuniões é gratuita. Quem tiver interesse de fazer parte do grupo ligue para o Sindivarejista: 3775-5560.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br