Home  > Notícias do Varejo  > Saiba como fica o eSocial após ser sancionada lei que prevê substituição do sistema

Saiba como fica o eSocial após ser sancionada lei que prevê substituição do sistema

Lei resultante da MP da Liberdade Econômica foi publicada na última sexta-feira (20) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU)

A Medida Provisória nº 881/2019, chamada de “MP da Liberdade Econômica”, foi convertida em lei na última sexta-feira (20). Entre outros pontos que melhoram o ambiente empresarial, a Lei nº 13.874 estipula a substituição do eSocial por um sistema mais simples.

A alteração no eSocial atende o anúncio feito pelo governo federal de modernização do sistema, que previa um novo modelo para ser usado pelos empresários e contadores a partir de janeiro de 2020.

No próximo dia 16 de outubro o SindiVarejista promove o curso: Modernização do eSocial. Participe e entenda todas as modificações implantadas no sistema. Saiba mais sobre o curso aqui

De acordo com o texto, a lei estabelece um “novo eSocial” simplificado, que envolve a escrituração digital das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais de trabalhadores e de empregadores.

O eSocial está em vigor desde janeiro de 2018, conforme o cronograma de implantação. Desde então, os usuários do sistema reclamavam constantemente da complexidade do sistema e excesso de detalhamento no envio das informações.

Orientação para empresários

Apesar de a lei entrar em vigor a partir da publicação feita em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), é importante que os empresários mantenham o preenchimento de todas as informações dentro do calendário oficial até que mais detalhes sejam divulgados.

O novo sistema ainda deve ser apresentado e é importante que todos, independentemente do grupo ao qual pertençam, continuem abastecendo o sistema de acordo com os respectivos calendários.

Fonte: FecomercioSP

Leia também
Primeiras alterações do eSocial beneficiam pequenos negócios
Novo eSocial: O que muda agora e a partir de 2020? Tire suas dúvidas


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br