Home  > Notícias do Varejo  > Saiba quais são os cinco passos para o cliente lembrar de sua marca

Saiba quais são os cinco passos para o cliente lembrar de sua marca

Para posicionar sua marca na mente do consumidor, veja os passos sugeridos pelo Blog do Comércio Varejista

Confira cinco passos para posicionar sua marca na mente do consumidor

1) Identifique quem é o seu cliente

Identificar quem é o seu cliente é fundamental. Conheça em detalhe seu perfil, suas necessidades e interesses. Descubra por que ele compra seu produto e não o produto do concorrente. Quanto mais se relacionar com ele mais informações conseguirá.

2) Identifique o seu diferencial

Identifique o diferencial de sua empresa, algo que só você tem e dificilmente pode ser copiado. Este diferencial deve ser focado para o cliente, ou seja, o benefício que este diferencial trás deve atender a uma necessidade específica do cliente.

3) Identifique um espaço livre

Identifique uma categoria em que você possa se posicionar como líder ou que seja o melhor. Você tem que ser o primeiro a ocupar este espaço na mente do consumidor. O exemplo clássico é de um refrigerante que não era do sabor Cola e que se posicionou como o líder dos refrigerantes que não eram do sabor Cola. Este refrigerante criou uma nova categoria na mente dos clientes, a categoria dos refrigerantes não Cola.

4) Crie uma mensagem

Com este diferencial e esta categoria crie uma mensagem que demonstre o quanto você pode beneficiar seu cliente com este diferencial. Quanto mais criativa e clara a proposta mais fácil para memorizar a mensagem e consequentemente se posicionar.

5) Comunique esta mensagem

O principal ponto é atingir seu cliente na hora certa e com a mensagem certa. A comunicação de massa ajuda, mas a comunicação dirigida facilita muito este posicionamento. O boca a boca e as histórias contadas sobre um produto facilitam muito esta comunicação. No mundo digital esta comunicação dirigida não é feita boca a boca, mas pode ser rapidamente propagada nas redes sociais.

Com estes cinco passos sua marca será lembrada com maior facilidade.

BLOG DO COMÉRCIO VAREJISTA