Home  > Notícias do Varejo  > Sanae fala sobre liderança e ação em artigo do Correio Popular

Sanae fala sobre liderança e ação em artigo do Correio Popular

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, escreve sobre o líder nos setores privado e público e sobre o Programa Conexão Empresarial

Um líder precisa saber qualificar sua equipe para conseguir atender todas as demandas que chegam até ele. É assim que funciona em uma empresa e assim também deve funcionar na administração pública. Do contrário, o líder sozinho não consegue ter sucesso em todas as áreas que administra. Com isso em mente, entreguei pessoalmente há algumas semanas, como representante dos empresários varejistas de Campinas e região, uma carta com as urgências do varejo para os três candidatos à Prefeitura de Campinas com maior índice de intenção de votos de acordo com as pesquisas.

Por não ter vínculo político com nenhum deles, exigi igualmente de cada candidato que, uma vez eleito pela maioria, tome as iniciativas que identificamos como necessárias para a Economia da cidade, com efeito direto sobre a vida da população. O setor do varejo, afinal, tem hoje uma destacada importância para a Economia local e nacional, proporcionando à sociedade nos últimos anos uma evidente melhoria na qualidade de vida e positivos efeitos sobre o mercado de trabalho.

A primeira urgência que levei aos prefeituráveis diz respeito à regulamentação da Vigilância Sanitária. A fiscalização que hoje é realizada pela Vigilância na cidade se baseia em um procedimento muito técnico e passível de inúmeras interpretações, o que o torna muito confuso. Já existe uma proposta em estudo para ser desenvolvida junto ao órgão facilitando o entendimento e a aplicação das normas do setor com mais clareza. Este é um serviço que fica invisível aos olhos da população, é de extrema importância para a saúde pública e de grande necessidade para os estabelecimentos, que também precisam deste suporte da esfera pública.

Uma segunda urgência apontada na carta e que afeta todos os setores da cidade é a necessidade de descomplicar a abertura de uma empresa. O empreendedor que decide abrir um negócio sofre hoje por conta da morosidade e da falta de clareza no processo. Às vezes chega a ser surpreendido por um veto de instalação por estar em área proibida para determinado tipo de estabelecimento, devido ao problema do zoneamento. Isso não pode continuar em uma cidade como Campinas.

E, finalmente, levei aos candidatos uma última solicitação: a informatização total e imediata dos procedimentos realizados pela administração pública municipal, que devem gerar, além de eficiência, uma real transparência às ações administrativas. Campinas precisa acompanhar este desenvolvimento tecnológico e as mudanças nos processos de gestão que acontecem hoje em todo o mundo, onde a tecnologia já se tornou ferramenta obrigatória para um bom planejamento.

A inclusão digital faz parte, inclusive, do Programa Conexão Empresarial Sindivarejista, que acaba de ser lançado com objetivo de qualificar o empresário, auxiliar na gestão e levar as ferramentas modernas e necessárias para o seu sucesso. O líder de hoje, na empresa ou no cargo público, não consegue realizar nada sozinho e não acompanha a velocidade das mudanças se não estiver informatizado e bem assessorado.

Por acreditar na democracia participativa e por desejar contribuir para o desenvolvimento de uma Campinas mais justa e sustentável, busquei o momento oportuno para levar aos candidatos estas reivindicações. Também farei chegar às mãos dos demais candidatos a mesma carta que entreguei aos três líderes nas pesquisas. Teremos, afinal, um deles eleito como prefeito de Campinas. Se todos estiverem falando a verdade em suas campanhas eleitorais, aqueles que não forem eleitos continuarão trabalhando por Campinas, uma vez que todos declararam nas suas propagandas grande amor e dedicação à cidade. Teremos, portanto, o engajamento de muitos líderes – inclusive dos que são candidatos à Câmara de Vereadores – e poderemos esperar muitas realizações em prol de Campinas. É de ação, de fato, que estamos precisando.

Sanae Murayama Saito é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista)

Clique aqui e leia na página