Sanae Saito visita Jonas Donizette e fala de preocupações do varejo

by Webmaster | 16/04/2013 17:29

Em reunião com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, no último dia 21 de março, a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, conversou sobre questões importantes para o comércio varejista e para a sociedade como um todo, entre elas a elaboração da legislação municipal para os Resíduos Sólidos, os procedimentos da Vigilância Sanitária e o entorno do Mercadão (Mercado Municipal).

Sobre a política de Resíduos Sólidos, Sanae destacou que o comércio não pode ser o personagem único da mudança. “Esta é uma questão com vários personagens. O comércio não está sozinho nisso. Por isso eu acredito muito da Educação para o consumo. O que não podemos permitir é que surjam propostas estapafúrdias”, afirmou Sanae, colocando-se disposta a colaborar na elaboração das diretrizes municipais para os resíduos sólidos.

“Nós do comércio queremos estar juntos, participando disso”, afirmou a presidente do Sindivarejista. O prefeito Jonas Donizette ouviu atentamente e disse que a questão do lixo é de extrema importância para sua gestão.

Vigilância Sanitária

Sobre a Vigilância Sanitária, Sanae falou a respeito dos procedimentos. “A Vigilância Sanitária em Campinas às vezes adota procedimentos diferentes de acordo com a região da cidade, que é dividida em cinco. Discutimos muito isso nos últimos anos. Queremos avançar nesta questão e evitar de voltar à estaca zero”, disse Sanae.

O prefeito elogiou a atuação da Vigilância Sanitária e sugeriu que Sanae participe de reuniões dos distritos, junto com a Secretaria de Saúde. Ele endossou a explicação da Sanae sobre o excesso de tecnicidade, que pode atrapalhar a compreensão do pequeno empresário. “Eu reconheço que nós do comércio, assim como o poder público, somos deficitários nesta questão de procedimento. Ao contrário da indústria, que já está mais avançada neste sentido. Mas muitas vezes o pequeno varejista não cumpre porque não entendeu a linguagem técnica das exigências”, disse Sanae.

Para a presidente do Sindivarejista, muitas vezes o comerciante não faz a coisa correta porque não entende o que está escrito.  Jonas Donizette acredita que a maioria dos comerciantes é bem intencionada. “Sanae, você vai me ajudar nisso. Vamos ajudar os pequenos”, afirmou Donizette.

Mercadão

Jonas Donizette finalizou o encontro falando sobre o Mercadão e os planos que pretende implementar nesta região. Nas visitas que realizou em fevereiro ao Setec e à Emdec, Sanae Murayama Saito também destacou esta questão e solicitou mais atenção para o Mercadão.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br[1])
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br[2] ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br[3]

Endnotes:
  1. imprensa@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
  2. adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
  3. luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br: mailto:luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/sanae-saito-visita-jonas-donizette-e-fala-de-preocupacoes-do-varejo/