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Sebrae alerta: é a hora de queimar o estoque de produtos da Copa

Atenção Varejista: Pequenos negócios precisam correr para desovar a mercadoria da Copa do Mundo e não acabar no prejuízo com produtos encalhados

Comerciantes precisam ficar atentos e devem começar as promoções para liquidarem os produtos temáticos. As peças inspiradas no mundial devem ser queimadas agora, já que estamos na reta final do evento e depois ficará difícil fazer a venda, o encalhe é certo.

José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, conta que a estratégia é simples e funciona.  “Esse é momento de baixar os preços para ganhar na quantidade e não na especificidade. É preciso reduzir o valor da etiqueta para liquidar o estoque e colocar dinheiro em caixa”, explica. “Analise quais produtos têm mais na loja e faça uma ação de guerra. Queime tudo! Mesmo que seja pelo preço de custo, caso contrário a Copa do Mundo acaba e os artigos ficarão lá. Guardar é igual a perder dinheiro”, enfatiza Carmo.

Conforme o Brasil avança no campeonato os torcedores se empolgam e investem em acessórios para torcer. “Faça combos de peças dos times que já foram para casa com as dos países que continuam no mundial.   Caso a loja seja de vestuário brinque com as cores e “empurre” as do país do cliente torcedor com a de outro que pode ser coringa e usada fora da data. Invista na vitrine. Troque-a constantemente para atrair a atenção de quem passa”, orienta o consultor.

O especialista também enfatiza que é preciso investir pesado na divulgação. As medidas são simples, baratas e dão resultado. “Feche parcerias com outros estabelecimentos para distribuir folders, coloque banners na frente da loja informando sobre a promoção, resgate o banco de dados para o envio de e-mail marketing e publicações nas redes sociais e ainda, caso a empresa tenha verba, faça anúncios em mídias”, ensina.

Dicas de promoções

Festival
Escolha determinada linha de produtos e realize verdadeiros festivais de ofertas. Por exemplo: festival de bonés; festival de camisetas, festival de cervejas.

Grátis
Esta palavra é mágica, principalmente em promoções. Não a use inadequadamente. Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo que não está pagando do outro lado.

Relâmpago
Realize promoções relâmpagos, oferecendo descontos du¬rante breves períodos de tempo para determinado artigo – ideal para lojas com sistema de som.

Leve 3 pague 2
Embale três unidades do mesmo produto e venda pelo preço de 2, para desovar rapidamente o estoque.

Horário da loja
Aproveite a promoção para conquistar uma nova clien¬tela estendendo o horário de funcionamento do seu esta¬belecimento. Por exemplo: fechando mais tarde ou abrin¬do aos domingos.

Sendo solidário
Realize campanhas em benefício da comunidade ou ins¬tituições de caridade. Você pode doar parte do valor da venda promocional.
No mesmo período pode apoiar campanhas em curso.
Por exemplo: “Doe um agasalho” – “Comprando nesta pro¬moção você está ajudando uma pessoa carente” – “Traga 5 kg de arroz e ganhe 20% de desconto em qualquer compra”.

Seja criativo:
Crie, inove e invente novas oportunidades para aumentar o faturamento.

UM LEMBRETE IMPORTANTE:
Lembre-se: para que a promoção seja verdadeira aos olhos do cliente, ela deve ter começo e fim.
Não adianta colocar uma placa na sua loja com a chamada: “SÓ AMANHÃ. SÓ AMANHÃ MESMO!” se você pretende seguir com a liquidação até o fim da Copa.

IMPORTANTE:
O licenciamento é obrigatório, uma vez que tudo ligado à Copa do Mundo (nomes, marcas e produtos) é de propriedade da FIFA. A produção e venda de produtos não autorizados é ilegal e o responsável está sujeito à penalização, conforme prevê a Lei Geral da Copa.
Para saber mais consulte o Portal da Copa: http://www.copa2014.gov.br


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