Home  > Notícias do Varejo  > Sebrae e Sindivarejista concluem ‘Inova no Varejo’ no Ouro Verde

Sebrae e Sindivarejista concluem ‘Inova no Varejo’ no Ouro Verde

O último encontro do grupo aconteceu na noite de 2ª, no Ouro Verde. Parceria do Sindivarejista com o Sebrae (foto) levará programa a outras regiões de Campinas

Cerca de 20 varejistas da região do Ouro Verde, em Campinas, realizaram na noite de 2ª-feira (03/09) o último encontro do ‘Inova no Varejo’, que faz parte do programa do Sebrae ‘Comércio Varejista do Estado de São Paulo’, do qual o Sindivarejista participou como parceiro nos últimos dois meses com os pequenos comerciantes do Ouro Verde. A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, esteve presente em todos os encontros do grupo e agora deve acompanhar a realização do mesmo programa em Barão Geraldo, nos próximos dois meses.

O objetivo do Inova no Varejo é melhorar o desempenho das empresas do setor varejista, por meio de capacitação e consultorias individuais. Essa é a segunda vez que Sindivarejista e Sebrae realizam juntos esse programa em Campinas, com o mesmo modelo de diagnóstico e apresentação de ferramentas de inovação, que podem aumentar até 30% o faturamento. Dessa vez, o programa também pode ser feito na versão digital.

Fotos, diagnóstico e consultoria

Os empresários entregam álbuns com fotos e informações de seus estabelecimentos para a consultora do Sebrae e coordenadora do projeto, Taís Fernanda Camargo Antonio. Em seguida, os consultores do Sebrae fazem visitas às lojas que entregaram o material e fazem uma consultoria especializada individualmente com cada um dos varejistas. A consultoria é gratuita.

Durante as reuniões os varejistas também aproveitam para discutir problemas comuns com a consultora e especialista. Entre os assuntos abordados durante os encontros no Ouro Verde, o mais comum foi a dificuldade de administração dos estoques das lojas. Taís pediu que os lojistas passassem a organizar os estoques por meio do Excel ou por softwares fáceis de serem encontrados.

Durante os encontros do Ouro Verde, as palestras se transformaram em bate-papos e diversos assuntos foram abordados, desde a acessibilidade da loja até o layout, a fachada e a organização para manter as vendas elevadas.

Ferramenta de crescimento

De acordo com o gerente regional da unidade Campinas do Sebrae, José Carlos Cavalcante, esse programa de capacitação também é realizado em outras regiões do Estado e tem ajudado um número grande de empresários do setor.

A região do Ouro Verde é hoje uma das que mais cresce em Campinas, graças à força do comércio. Recentemente, foi inaugurada na região uma unidade do Procon.

Até o final de 2013, o programa Inova deve ser levado a mais três regiões, além do Ouro Verde: Barão Geral¬do, Centro e Campo Grande. Antes das visitas pessoais nos estabelecimentos, acontece em cada região uma palestra de sensibilização e adesão.

O programa cumpre vários papeis, afirma a coordenadora. “Avaliamos o que está bom e o que não está, depois orientamos e sugerimos melhorias. O programa é muito pr&aacuaacute;tico. Ele faz uma arrumação por fora, mas quando ele faz isso também começa a relacionar assuntos ligados à gestão empresarial. Vai falar de banco de dados, atendimento e outros assuntos”, afirma Taís.

“Também focaremos na inovação para melhorar a competitividade, nas novas técnicas de visual, além de ações para melhorar o atendimento, o fluxo dentro das lojas, e também dica de comércio eletrônico”, afirmou José Carlos Cavalcante sobre seus planos de atuação na região de Campinas.

Informações e inscrições:

0800 570 0800 ou (19) 3243-0277 e pelo email: taisa@sebraesp.com.br

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br