Home  > Notícias do Varejo  > Sebrae promove Semana do Empreendedor com estande do Sindivarejista

Sebrae promove Semana do Empreendedor com estande do Sindivarejista

Sindivarejista participa das atividades que serão realizadas no Centro, no Largo do Rosário, onde atenderá das 9h às 12h e das 13h às 18h, em estande montado para atender à população

A partir de segunda-feira (13/10), o Sebrae-SP inicia em Campinas a Semana do Empreendedor, que terá início às 11h, com a inauguração oficial da nova sede do Escritório Regional Campinas. O Sindivarejista participa das atividades que serão realizadas no Centro, no Largo do Rosário, onde atenderá das 9h às 12h e das 13h às 18h, em estande montado para atender à população que deseja tirar dúvidas sobre o varejo.

A Semana do Empreendedor do Sebrae-SP prossegue até 18 de outubro com várias atividades, plantão de atendimento e palestras. Em Campinas serão realizadas palestras gratuitas de capacitação no Escritório Regional e na Tenda que será montada no Largo do Rosário. Analistas e consultores do Sebrae-SP estarão a postos para informar e orientar pessoas físicas e jurídicas sobre abertura de novos negócios, melhoria de gestão em micro e pequenas empresas e formalização do Microempreendedor Individual (MEI).

A programação do Sebrae inclui ainda uma ampla programação de mobilização pelo empreendedorismo em todo o Estado. No período de 13 a 18 de outubro, também acontece em Campinas, a partir das 13h, o Encontro de Empreendedores de Campinas e Região. Os dois eventos contarão com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.

Novas instalações

O novo prédio do Sebrae-SP em Campinas está localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 272, na Vila Nova, em modernas e amplas instalações e local de fácil acesso. A mudança da sede, em maio passado, gerou um aumento de 40% na procura de pessoas interessadas em abrir o próprio negócio e por empresários em busca dos serviços e ferramentas para melhoria dos pequenos negócios. “Campinas ganhou uma sede à altura do seu potencial de crescimento, com modernas e amplas instalações, acompanhando o próprio desenvolvimento da região”, destacou o gerente Regional José Carlos Cavalcante.

Entre maio e agosto de 2013 foram atendidas 1.686 pessoas no antigo prédio localizado no Castelo. No mesmo período, neste ano, foram 2.332 atendimentos. O novo endereço trouxe várias facilidades, incluindo uma ampla recepção, estacionamento, acessibilidade e área para eventos, cursos e palestras. O prédio tem duas salas, totalizando 130 lugares para atividades de capacitação e treinamento.

O Escritório Regional do Sebrae-SP Campinas iniciou suas atividades em 11 novembro de 1991 e hoje abrange 22 municípios da região, incluindo cidades da Região Metropolitana e do Circito das Águas (Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Lindóia, Monte Mor, Monte Alegre do Sul, Paulínia, Pedreira, Santo Antonio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo). Além da sede em Campinas, possui seis unidades do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) em municípios vizinhos.
  
Encontro de Empreendedores

Os desafios do empreendedorismo, as competências, a busca pela inovação e exemplos de sucesso no mundo dos pequenos negócios estão entre os temas que serão abordados no Encontro de Empreendedores de Campinas e Região. O evento é gratuito, aberto a donos de micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais e deverá reunir cerca de 300 pessoas no audit&oacoacute;rio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas.

O objetivo do encontro é apresentar aos empreendedores os novos caminhos e as oportunidades para viabilizar e desenvolver novos negócios e a melhoria da competitividade no ambiente das pequenas empresas. Somente em Campinas existem 130 mil empresas em todos os setores da economia – indústria, comércio, serviços e agronegócio – sendo que 82% delas são enquadradas como Micro Empresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP)  Microempreendedor Individual (MEI).

“As exigências do mundo globalizado, a abertura do mercado e as nuances da economia de modo geral colocam o empreendedor frente ao desafio da competitividade e a missão do Sebrae-SP é apoiar e auxiliar o empresariado a manter sua empresa, em ritmo de crescimento, gerando emprego e renda e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social”, destaca o gerente Regional do Sebrae-SP Campinas.
  
O encontro terá em sua abertura a palestra do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, que abordará o tema “Pequenos Negócios e Grandes Empreendedores”, com destaque para o cenário do empreendedorismo no Brasil. Na sequência a empresária Paola Tucunduva, um exemplo de empreendedorismo e com uma história inspiradora à frente dos negócios, apresentará a palestra sobre “As Competências do Empreendedor do Século XXI”.

Para encerrar o evento, um talk show com os palestrantes e os empresários de Campinas Wilson Miguel (grupo Eco & Eco), Ana Erbolato (Floricultura Campflores) e de Vinhedo, Remo Granato (Remo Imóveis).    

O evento também reunirá “empretecos” – pessoas que fizeram o Seminário Empretec, um programa da Organização das Nações Unidas(ONU) realizado em 34 países e que trabalha as características do comportamento dos empreendedores. No Brasil o Empretec é aplicado exclusivamente pelo Sebrae.

Serviço
Data: 13 de outubro (segunda-feira)

Inauguração oficial do Escritório Regional Campinas
Horário: 11h
Local: ER Campinas (Avenida Imperatriz Leopoldina, 272, Vila Nova)

Encontro de Empreendedores de Campinas e Região
Horário: 13h
Local: Universidade Mackenzie (Av. Brasil, 1220, Jardim Guanabara)
Programação
13h00 – Recepção e Credenciamento
13h30 – Abertura do Evento
13h35 – Palestra “Pequenos Negócios e Grandes Empreendedores” (Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP)
14h15- Palestra “As Competências do Empreendedor do Século XXI” (Paola Tucunduva, Facilitadora do Empretec, Palestrante e Apresentadora do Programa Alma do Negócio)
15h00 – Talk Show  – Empresários de Sucesso
15h45 – Encerramento

Inscrições e informações: 0800 570 0800/ (19) 3243-0277

SEBRAE

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae e Assessoria de Imprensa Sindivarejista.