Home  > Notícias do Varejo  > Semana do Empreendedor tem programação gratuita em Campinas

Semana do Empreendedor tem programação gratuita em Campinas

Atividades acontecem no Largo do Rosário e no Escritório Regional do Sebrae-SP e visam preparar os pequenos negócios contra a crise

Entre os dias 5 e 10 de outubro, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas realizará uma ampla programação voltada ao empreendedorismo com atividades de capacitação para auxiliar os empresários a enfrentarem a crise. Na abertura, Dia da Micro e Pequena Empresa, serão realizadas, simultaneamente, ações da Semana do Empreendedor e do Movimento Compre do Pequeno. As atividades são voltadas para empresários de Campinas e região e acontecem em uma tenda no Largo do Rosário, no centro de Campinas, e na sede do Escritório Regional, na Vila Nova.

Na data que marca o Movimento Compre do Pequeno, dia 5 de outubro (segunda-feira), a intenção é que os donos de pequenos negócios permaneçam nas empresas e se dediquem integralmente ao cliente, implementando ações que possam surpreender o consumidor. Em Campinas a campanha contará com o apoio de 20 agentes do Sebrae-SP que estarão nas proximidades da tenda do Largo do Rosário para distribuir folders explicativos do movimento e incentivar o a população a adquirir produtos e serviços de micro e pequenas empresas. O movimento é uma iniciativa do Sebrae Nacional e ocorre em todo o país.

Também a partir de segunda-feira, dentro da Semana do Empreendedor, o Sebrae-SP terá na tenda do Largo do Rosário consultores de plantão para orientar e tirar dúvidas dos empresários sobre temas de gestão, além de informações para pessoas interessadas em formalizar a atividade pela figura do Microempreendedor Individual (MEI). A tenda contará com um miniauditório com palestras sobre finanças e vendas. Durante toda a semana o Escritório Regional do Sebrae-SP também promoverá uma agenda de palestras e cursos, a maioria gratuitos, além do atendimento a empresários e empreendedores. Tanto na Tenda como no Escritório Regional, o atendimento será das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e das 9h às 15h no sábado.

Na quarta-feira, dia 7, além das palestras, a programação  terá com um seminário sobre “Gestão em Tempos de Crise”, com foco em marketing, das 9h às 13h. Na quinta-feira, dia 8, empresários e empreendedores terão oportunidade de obter informações detalhadas sobre crédito. O Escritório Regional promove o Dia do Crédito, em parceria com instituições financeiras, levando informações sobre as principais linhas de crédito voltadas para os pequenos empreendimentos e orientação para o uso consciente e sustentável dos financiamentos bancários.

O objetivo da Semana do Empreendedor é reforçar a orientação para empresários de um segmento que responde pela criação de 48% dos empregos formais e 27% do PIB do Estado. As ações estarão focadas na superação da crise econômica e caminhos práticos para trabalhar aspectos fundamentais para essas empresas, que vão da simples melhoria de uma vitrine até planejamento de marketing, controle das finanças, tomada e utilização consciente de crédito.

“O momento da economia nacional sugere preparação e capacitação e o Sebrae-SP é parceiro das empresas nesse processo. No primeiro semestre deste ano, as MPEs paulistas registram uma queda de faturamento da ordem de 11,9%. Porém, sabendo os caminhos mais curtos entre os problemas e as oportunidades os empreendedores, mais uma vez, serão os responsáveis em puxar o crescimento do país”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

O gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante, aponta a importância de as empresas estarem preparadas. “Em momentos de crise econômica, independente do porte da empresa, conseguirá obter melhores resultados, aquelas que estiverem melhor preparadas em termos de gestão, inovação e com possibilidade de acessar novos mercados”.

As ações da Semana do Empreendedor acontecem em todo o Estado de São Paulo, com atividades na capital e nos 33 Escritórios Regionais que estarão funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, com plantão no sábado, das 9 às 15h,  realizando cursos, atendimentos, oficinas e palestras, boa parte delas, gratuitas.
A Semana terá ainda atendimento pelo 0800 570 0800 de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h e no sábado das 9 às 15h. Uma grade de palestras online estará à disposição no endereço www.sebraesp.com.br, tratando de diversos temas com foco em Gestão Empresarial.

MPEs em Campinas

As micro e pequenas empresas já passam de 2,7 milhões no Estado de São Paulo, e representam mais de 99% do total de CNPJs. Elas respondem por 27% do PIB e empregam 48% dos trabalhadores com carteira assinada – cerca de 5 milhões de pessoas. Em Campinas são quase 120 mil MPEs, sendo 90% delas enquadradas como microempresa. Na figura jurídica do Microempreendedor Individual estão registrados cerca de 39 mil profissionais.

A microempresa é a empresa individual de responsabilidade limitada com receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360 mil, enquanto na empresa de pequeno porte (EPP) a receita é de até R$ 3,6 milhões /ano. Já para o Microempreendedor Individual o valor é de R$ 60 mil anual.

Segunda-feira – 5 de outubro
Planejamento: o primeiro passo para começar seu negócio – das 10h às 12h (Escritório Regional)

Terça-feira – 6 de outubro
Aumente duas vendas –  das 10h às 12h (Escritório Regional)