Home  > Notícias do Varejo  > Semana do Meio Ambiente vai até sábado no Shopping Spazio

Semana do Meio Ambiente vai até sábado no Shopping Spazio

Mostra Coletiva de Fotografias dos alunos da Escola Carmelina e apresentação do espetáculo Circulando deram início à programação

“O mundo precisa melhorar”, disse o aluno do 9º ano da Escola Municipal Carmelina de Castro Rinco, Flávio Assunção Poça, enquanto observava a Mostra Coletiva de Fotografia durante o lançamento da Semana do Meio Ambiente nesta terça-feira (07/06), no Shopping Spazio Ouro Verde. A programação, organizada pelo Conexão Social Sindivarejista em parceria com o Spazio, Sesc e Senac, prossegue até sábado com entrada franca.

A Mostra Coletiva é resultado do trabalho produzido pelos alunos da escola Carmelina que, munidos de máquinas digitais, percorreram o bairro registrando as transformações da paisagem provocadas pelas relações de consumo. A caminhada integrou uma oficina fotográfica realizada pelo Conexão Social em parceria com o Senac Campinas, por meio do fotógrafo e professor Marcos Peron, e com o CDI Campinas, que cedeu os equipamentos. “É a primeira vez que participo de uma exposição. Durante a caminhada consegui perceber melhor o bairro”, contou com orgulho Flávio Poça.

A aluna Danielle dos Santos, do 8º ano, ficou satisfeita com o resultado do trabalho produzido pelos colegas. “Eles fizeram fotos que conscientizam as pessoas sobre o lixo, tem muita gente que joga chiclete e papel de bala nas ruas”, reclamou.

Assim como os estudantes, quem passou pelo Shopping na manhã desta  terça-feira teve a oportunidade de assistir ao espetáculo Circulando, encenada pelo grupo Los Circo Los, que foi trazida pelo Sesc Campinas especialmente para o lançamento da Semana do Meio Ambiente. Durante a peçccedil;a, os atores interagiram o tempo todo com o público utilizando a linguagem do teatro de rua e algumas modalidades circenses.

Antes do início do espetáculo, a presidente do Sindivarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, deu um recado aos alunos sobre a importância do planejamento tanto pessoal quanto profissional na vida de cada um. “Aprender sobre o meio ambiente e sobre o orçamento familiar é muito legal porque a gente gasta e não sabe onde. Quando planejamos as nossas vidas chegamos onde queremos. Temos que fazer o que gostamos. Quando se faz alguma coisa com paixão nos damos bem em qualquer profissão”, aconselhou.

A Semana prossegue nesta quarta-feira, com a oficina ‘História das Coisas que Compramos’, realizada na Escola Professor André Tosello. A atividade tem por objetivo sensibilizar os alunos sobre a produção de determinados produtos, desde as etapas e pessoas envolvidas no processo até chegar nas mãos do consumidor, bem como os impactos causados no meio ambiente.

Após a oficina os estudantes farão uma visita ao supermercado Covabra e à loja de móveis Esplanada, instalados no Spazio, onde os gerentes estarão à disposição para informar e esclarecer todas as dúvidas sobre a produção dos produtos à venda. Encerradas as visitas, os alunos seguirão para o espaço do shopping destinado às atividades da semana, onde cada um produzirá uma história em quadrinhos sobre um determinado produto que mais chamou a atenção durante as visitas.

A programação será encerrada com uma oficina de pipas no sábado à tarde, mas no período da manhã uma peça teatral com os professores Gastão e Poupança ensinará o público a fazer o orçamento familiar.
Veja abaixo a programação completa da Semana do Meio Ambiente no Shopping Spazio Ouro Verde:

Dia 8 (quarta-feira)
10h às 12h – Oficina ‘História das Coisas que Compramos’ com visita monitorada ao comércio local com os alunos das escolas Carmelina de Castro Rinco e Professor André Tosello
14h às 17h – Oficina ‘Cestaria com Jornais e Revistas’
19h30 – Oficina ‘Consumo Sustentável’ destinada aos comerciantes varejistas

Dia 9 (quinta-feira)
14h às 17h – Oficina ‘Montagem de Aquecedor Solar’
19h30 – Exibição de vídeos sobre meio ambiente seguida de um bate-papo sobre o tema
Dia 10 (sexta-feira)
14h às 17h – Oficina ‘Customização de Camisetas’

Dia 11 (sábado)
11h – Teatro ‘Orçamento Familiar’, com os professores Poupança e Gastão